Atenção à Saúde

Conheça os programas e as ações que a Unimed Ituiutaba oferece aos seus beneficiários, com o objetivo de ajudá-los a cuidar da sua saúde.

O setor de Atenção à Saúde é a área que atua na promoção de saúde dos clientes da Unimed Ituiutaba. Tem a finalidade de prevenir doenças e evitar desfechos graves tendo como principal ferramenta a educação.
É tarefa da Atenção à Saúde promover a mudança de hábitos disfuncionais como aqueles relacionados a alimentação, ao sedentarismo, ao estresse, dentre outros que afetam a vida das pessoas, causando adoecimento e sofrimento e, cujas consequências, podem ser suprimidas e/ ou minimizadas através de ações preventivas. Também cabe a Atenção à Saúde alertar as pessoas quanto a importância da realização dos exames preventivos com periodicidade correta.
Para realização do trabalho de Atenção a Saúde, a Unimed Ituiutaba conta um assessor médico e uma equipe multidisciplinar, com as seguintes áreas: Psicologia, Enfermagem, Nutrição, fonoaudiólogo e Educação Física.
 

O que precisa para participar dos Programas?

Os programas são disponibilizados para beneficiários unimed Ituiutaba pessoa física e jurídica, sem nenhum custo adicional. Para iniciar nos Programas é necessário a realização da Avaliação de Saúde, após a avaliação, se houver elegibilidade, o beneficiário é inscrito nos Programas.
Para participar ou receber outras informações, os beneficiários Unimed Ituiutaba podem entrar em contato pelos telefones (34) 3268-0793, (34) 3268-0794, ou irem no núcleo de Atenção à Saúde, situado na Rua 20 com 5 e 7, 464, 2º andar centro.

Programas

Responsive Image

Peso saudável

Programa desenvolvido para atender beneficiários adultos que possuem excesso de peso e tem a finalidade de modificar hábitos de vida (sedentarismo e nutrição), prevenindo e/ ou minimizando riscos de doenças. As ações previstas são atividade física supervisionada, oficinas de psicologia, oficinas e avaliação de nutrição, oficinas e avaliação de enfermagem
Responsive Image

Atenção à gestante

Programa criado para levar informações sobre gestação, parto, aleitamento materno, dentre outras questões relacionadas a gravidez, puerpério e cuidados com o bebê.  As ações realizadas são:  Curso de Gestante e visitas domiciliares da equipe de enfermagem no período pós-parto, para esclarecimento de dúvidas e orientações (Uni baby).
Responsive Image

Gerenciamento de Casos Especiais (GCE)

Programa desenvolvido para atender beneficiários portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, cardiopatias, Alzheimer, dentre outras) com limitações funcionais. As ações previstas são visitas domiciliares com uma equipe multiprofissional: Médico, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, realizando cuidados e orientações aos familiares, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Responsive Image

Saúde no trabalho

Programa desenvolvido para atender empresas, tem a finalidade de realizar um estudo da saúde dos trabalhadores, para orientar a mudança de hábitos de vida (sedentarismo e nutrição), prevenindo e/ ou minimizando riscos de doenças. As ações são avaliação de saúde e palestras.
Responsive Image

Intervenção domiciliar

O programa é pautado na assistência domiciliar, que envolve ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças no âmbito domiciliar. Caracteriza-se pela oferta de ações de saúde por período de tempo delimitado.

Ações

Responsive Image

Encontro de Cuidadores

Programa desenvolvido para atender a comunidade em geral, tem a finalidade de realizar treinamentos para cuidadores de idosos, com encontros presenciais 2 vezes por semana, com palestras e orientações. Entrega de certificados e sem custo adicional.
Responsive Image

Melhor idade

Ação desenvolvida para atender beneficiários da terceira idade, portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, cardiopatias) sem limitações funcionais, tendo como finalidade o controle e a redução de fatores de risco. Para atingir os objetivos propostos, são realizadas ações que incentivem o autocuidado como atividade física supervisionada, oficinas de psicologia, oficinas de nutrição, oficinas de enfermagem, dentre outras.

Campanhas de prevenção

Responsive Image

Outubro Rosa

Tem objetivo de alertar as mulheres sobre a importância de realizar os exames preventivos como, Mamografia, Citopatológico e Sangue oculto nas fezes.
Responsive Image

Novembro Azul

Tem objetivo de alertar os homens sobre a importância de realizar os exames preventivos, como PSA e sangue oculto nas fezes.
Responsive Image

Hipertensão

Tem como objetivo incentivar o monitoramento regular da pressão arterial
Responsive Image

Carnaval

Tem como objetivo orientar sobre doenças sexualmente transmissíveis.