História da Unimed Ituiutaba


A Unimed Ituiutaba foi criada em 25/02/1992 por 44 médicos fundadores, liderados pelo primeiro presidente, Dr. Nilton de Souza Ribeiro, quando já havia, na cidade e região uma demanda reprimida de clientes sem planos de saúde.
Iniciou os trabalhos em uma sede alugada, com apoio da Federação Minas Gerais e, em poucos anos, viu a carteira de clientes, a maioria em custo operacional, aumentar. As diretorias sempre primaram pelo respeito aos cooperados, fazendo desta singular uma empresa sólida, cumpridora de todos os compromissos tributários e trabalhistas.
Dois grandes desafios aconteceram em 1998: os repasses de clientes da federação, quando a empresa teve que controlar sua própria receita e a implantação da ANS – Agência Nacional de Saúde - e da lei 9656/98. Com estas mudanças, foi necessário aumentar o número de colaboradores e ampliar as instalações físicas. Ainda em 1998, realizou-se uma parceria com a Unicred que cedeu espaço físico para novas instalações da Unimed Ituiutaba. Também foi feita uma reestruturação do departamento de informática e iniciou-se a comercialização de planos regulamentados, seguindo as normas da ANS. Para os cooperados os honorários sempre foram adotados pelo intercâmbio, e desde 2000 os valores de consulta são superiores à média nacional. Na busca de melhoria na qualidade dos serviços, em 09/09/2003, a Drogaria Unimed foi inaugurada.
A missão da Unimed Ituiutaba é a de uma empresa que se mantém envolvida com a comunidade, com Responsabilidade Social efetiva, buscando oferecer um serviço de qualidade, bem como manter a dignidade do trabalho médico, conciliando medicina de alta qualidade com racionalidade, onde o cooperado tem papel fundamental.

Hoje, a cooperativa tem 140 médicos cooperados com área de atuação em 7 cidades do triângulo mineiro (Ituiutaba, Santa Vitória, Gurinhatã, Capinópolis, Canápolis, Ipiaçu, Cachoeira Dourada de Minas). 
A Unimed Ituiutaba faz parte do Sistema Unimed, a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composto por 342 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 17,5 milhões de beneficiários em todo País.

Clientes Unimed contam com 117 mil médicos, 2.405 hospitais credenciados, e 131 hospitais próprios, além de prontos atendimentos, laboratórios, centros de diagnósticos e clínicas para garantir a qualidade da assistência prestada aos beneficiários.
 

* Fonte:  Unimed do Brasil - Julho 2021
** Dados atualizados semestralmente

Responsive Image