Atenção Primária à Saúde

Fale com a Atenção Primária à Saúde

(016) 3209-2433
WhatsApp (016) 99790-4120
E-mail: atencaoprimariarec@unimedjaboticabal.coop.br

 

O plano de Atenção Primária à Saúde da Unimed Jaboticabal oferece ao paciente o atendimento personalizado de um médico de referência, que conhece todo seu histórico e faz o acompanhamento do tratamento.

Esse médico, especialista em medicina da família, é um verdadeiro gerente da saúde do cliente. O médico pessoal e a equipe multiprofissional coordenam todo o cuidado, identificam e solucionam a maioria dos problemas de saúde do paciente e de seus familiares, a fim de prevenir doenças e promover saúde.

Os clientes da Atenção Primária à Saúde também contam com uma estrutura imediata de atendimento – o Espaço Viver Bem, que reúne, em um único local, o próprio consultório do médico responsável e os serviços de exames laboratoriais e de imagem.

A agilidade da assistência é outra característica da Atenção Primária à Saúde. Não há espera na fila do consultório. Outro exemplo é o prazo para realização de exames, que não ultrapassa os sete dias. Mesmo período de tempo para o agendamento da consulta com médicos de outras especialidades, que é feito diretamente pela equipe da APS, descomplicando a vida do paciente.

A APS é formada por uma equipe integrada, constituída pelo médico de família, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente administrativo, que verifica e controla a agenda do paciente, cobra a realização de exames, o retorno médico e até mesmo o uso de remédios.

A Unimed Jaboticabal já comercializa plano específico para atendimento pela equipe da Atenção Primária à Saúde. Os valores praticados são os mesmos dos planos convencionais e asseguram os mesmos serviços. Nesse caso, o paciente deve ter como porta de entrada a APS e, somente em caso de necessidade, será encaminhado a outro especialista (exceto em casos de urgência e emergência).

O plano está disponível para pessoas físicas, por meio do plano individual, ou para empresas – plano coletivo. A APS favorece o relacionamento com o setor de recursos humanos das empresas contratantes. O saldo positivo é a melhoria das condições de saúde do corpo de funcionários das empresas e uma consequente redução de concessão de atestados médicos.

DESTAQUE

Com a Atenção Primária à Saúde, a assistência não é voltada para o sintoma da doença, e sim para você. Está com uma queixa de dor? É simples. Basta procurar o seu médico da Atenção Primária à Saúde. Muito mais prático e simples.

Como ele conhece você e tem seu histórico médico, dará o encaminhamento necessário. Se for preciso, encaminhará a outro especialista, já com as informações. Além disso, o seu médico e o especialista conversam para entender melhor sobre a dor e tudo isso ficará guardado em seu histórico, caso ela volte a aparecer.

Saiba como usar seu plano de Atenção Primária à Saúde

Aqui, o cliente da Atenção Primária à Saúde encontra todas as informações para utilizar seu plano e se beneficiar desse modelo de atendimento que é sucesso em todo o mundo!

O médico como gerente de sua saúde

A partir de agora, com a Atenção Primária à Saúde, você terá um médico de referência, que conhecerá seu histórico e fará todo o seu acompanhamento. Esse médico, especialista em medicina da família, será um verdadeiro gerente da sua saúde. O médico pessoal e a equipe multiprofissional coordenam todo o cuidado, identificam e solucionam a maioria dos seus problemas de saúde e de seus familiares, a fim de prevenir doenças e promover saúde.

Que médico procurar?

Você acorda com uma dor no corpo. O que fazer? Procura um médico para atendê-lo? Quem? Um ortopedista? Mas e se for um problema de outra ordem? Dessa forma, além de atrasar sua recuperação, as chances de erros no diagnóstico são grandes. Com a Atenção Primária à Saúde, a assistência não é voltada para o sintoma da doença, e sim para você. Está com uma queixa de dor? É simples. Basta procurar o seu médico da Atenção Primária à Saúde. Muito mais prático e simples. Como ele conhece você e tem seu histórico médico, dará o encaminhamento necessário. Se preciso for, encaminhará a um outro especialista, já com as informações. Além disso, o seu médico e o especialista conversam para entender melhor sobre a dor e tudo isso ficará guardado em seu histórico, caso ela volte a aparecer.

Como funciona?

Todos os pacientes são convidados para a primeira consulta no Serviço de Atendimento Primário à Saúde. Mas se você sentir algum sintoma, pode agendar sua consulta.

Sem demora

Agendando sua consulta, você aguardará, no máximo, 15 minutos para ser atendido. Esse é o nosso compromisso.

Agendamento descomplicado

Você pode agendar sua consulta pelo telefone (016) 3209-2433, pelo WhatsApp (016) 99790-4120 pelo e-mail: atencaoprimariarec@unimedjaboticabal.coop.br.
Ou ainda, de forma presencial. Tenha sempre em mãos o cartão da Unimed para realizar o agendamento

Nosso horário de atendimento:

A Atenção Primária à Saúde atende de 2ª a 6ª feira, das 7h às 18h, no Espaço Viver Bem, que fica na Avenida Clotilde Verri, 700, Nova Jaboticabal.
Caso você tenha necessidade de atendimento de urgência e emergência, vá até a Unimed 24 Horas.

Consultas e exames

APS tem atendimento ágil, de forma que se for preciso fazer exame de sangue após a consulta, o material pode ser colhido no mesmo local.

E se eu precisar de médico de outra especialidade?

Para ter acesso a eles, o seu médico pessoal irá identificar a necessidade do cuidado especializado e recomendar as melhores alternativas. Após a consulta com o especialista, o cliente retorna aos cuidados com a equipe da APS. Para ter consulta com outro médico especialista, é necessário que o médico da APS tenha feito o referenciamento com protocolo de liberação. A própria recepção da APS já agenda, com o prazo máximo de 7 dias ou de acordo com a solicitação do médico da APS. Você conta com os médicos especialistas que integram a Rede Assistencial de Referência do Serviço de Atenção Primária.

Fui atendido na APS e o médico me encaminhou para outro especialista. Consultei a primeira vez e agora preciso ir ao retorno. Como faço?

Nos casos de consultas de retorno com prazo menor que 30 dias não é necessário novo protocolo de liberação. Caso a consulta ocorra após os 30 dias, o protocolo deverá ser solicitado à APS com 48h de antecedência, por e-mail, telefone ou via WhatsApp. A APS enviará o retorno por e-mail ou SMS.

E como funciona o atendimento da Atenção Primária à Saúde para pacientes que já estejam em tratamento ou acompanhamento médico?

O tratamento terá continuidade. Para isso, entre em contato com a equipe da APS e agende consulta com o médico especialista em Medicina de Família, no Espaço Viver bem, para as orientações necessárias.

E como é feito o atendimento para gestantes?

A APS presta todo atendimento necessário para sua gestação. Deve-se entrar em contato com a equipe da APS e agendar uma consulta com o médico especialista em Medicina de Família, no Espaço Viver bem, onde contará com toda a orientação. O pré- natal é realizado na APS até a 33ª semana de gestação. A partir da 34ª semana, a futura mamãe é referenciada pelo médico da APS para realizar consultas com os médicos da equipe que é mantida de plantão na Maternidade do Hospital Santa Isabel. O objetivo é que a gestante e a família possam conhecer os profissionais que estarão a postos quando entrar em trabalho de parto, garantindo tranquilidade.

E se precisar de atendimento fora do horário da Atenção Primária à Saúde?

Os atendimentos de urgência e emergência, como acidentes, sangramentos, traumas ou quadros que ofereçam risco são atendidos na Unimed 24 Horas. Evite ao máximo procurar atendimento na Unimed 24 horas se puder esperar pelo atendimento da Atenção Primária à Saúde. Assim, você terá melhor resolutividade para seu problema. A Unimed 24 horas presta, exclusivamente, atendimentos de urgência e emergência, e não deve ser procurada para consultas.

Parceria com a Uniodonto

O Plano de Atenção Primária à Saúde da Unimed Jaboticabal oferece atendimento odontológico para os clientes em parceria com a Uniodonto de Jaboticabal. O serviço é realizado exclusivamente no Espaço Viver Bem, e o paciente é atendido por um cirurgião-dentista da cooperativa odontológica. A parceria contempla avaliação, prevenção, limpeza, além de orientação sobre a necessidade de tratamento que poderá ser solicitado através da rede credenciada da Uniodonto.

Você pode contribuir para aprimorar seu atendimento cada vez mais!

Quando comparecer à consulta ou exames, é indispensável a apresentação do cartão de identificação da Unimed Jaboticabal, acompanhado de documento de identificação oficial com foto, que pode ser RG ou CNH, e carteira de vacinação. Seu cartão é de uso pessoal e intransferível. Se alguém utilizá-lo em seu lugar, você e seus dependentes perderão o direito à assistência médica. Quando o paciente for menor de idade, ele deverá comparecer à consulta acompanhado de um responsável.

Não peça atestado médico. O seu médico da APS sabe quando você precisa de uma Declaração de Afastamento.

Caso não possa comparecer a uma consulta, avise com antecedência. Assim você libera o horário para uma outra pessoa.

Mantenha sempre seu número de telefone atualizado no cadastro com a APS.

Agora você consegue o número da sua carteirinha direto pelo aplicativo “Unimed cliente”.

Cartilhas e Manuais