Programa

Acompanhamento de Crônicos


O programa Acompanhamento de Crônicos foi desenvolvido para atender aos beneficiários portadores de doenças crônicas (sem limitações funcionais), envolvendo ações de promoção e prevenção à saúde e ao tratamento de doenças e de redução de fatores de risco.

Público Alvo

O público-alvo do programa Acompanhamento de Crônicos são os beneficiários Unimed Leopoldina, portadores de doenças crônicas, dentre elas: Hipertensão arterialdiabetes mellitusdislipidemia e obesidade.

Ícone
Objetivo

Equipe Multidisciplinar

Médico, Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Fisioterapeuta.
Ícone
Objetivo

Funcionamento

O Programa de Grenciamento de Casos Especiais atende de segunda a quinta-feira, das 7:30h às 18:00h, e sexta feira, das 7:30h às 17:00h
Ícone
Objetivo

Objetivo

Acompanhar os fatores de risco e a evolução clínica dos beneficiários portadores de doenças crônicas, buscando controlar a doença e minimizar complicações para evitar, assim, desfechos graves.

Atividades Disponíveis


Atividade Educativa Grupo de Hipertensos e Diabéticos

Tem como objetivo o desenvolvimento de atividades para pacientes com esses diagnósticos, estimulando a reflexão sobre as possíveis complicações e o autocuidado.

 

Atividade Física Funcional

Prática de atividade física orientada e acompanhada por fisioterapeuta disponibilizadas de duas a três vezes por semana de acordo com a avaliação individual realizada pela fisioterapia. Vale ressaltar que a participação no Grupo de Atividade Física está vinculada à liberação do médico assistente do paciente por meio de atestado.
 

Grupo de Reeducação Alimentar

Tem como objetivo a conscientização da importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis. Trabalhar questões para que possam fazer boas escolhas alimentares, visando à saúde e à melhoria da alimentação. 

Critérios de Elegibilidade

Para participar do programa é necessário:


  • Ser beneficiário Unimed Leopoldina, no mínimo, há seis meses
 
  • Ter médico cooperado de referência (acompanhamento clínico)
  • Ser beneficiário sem limitações funcionais
 
  • Estar em dia com suas obrigações junto ao plano
  • Ser portador de doenças crônicas ou com fatores de risco relevantes para o desenvolvimento dessas doenças.

Plano de Cuidados


A avaliação do beneficiário e a classificação de risco definem o plano de cuidado a ser utilizado. Dessa forma, são delineados o nível de cuidado, as atividades que deverão ser realizadas, o tempo de capacitação para o autocuidado e os recursos que serão utilizados.


Após esse período, ele entra na fase de manutenção, que implica o término das atividades educativas (palestras e oficinas) e das ações de atividade física, prosseguindo com as demais ações (acompanhamento com nutricionista, médico cooperado, revisão laboratorial, reclassificação e monitoramento telefônico). Ele deverá ser incentivado a manter-se ativo, fazendo caminhadas ou atividades em academias.

Para beneficiários diabéticos,

foi elaborado um plano de cuidados individualizado, vez que necessitam de acompanhamento específico quanto a evolução desta doença. Os parâmetros sugeridos são: hemoglobina glicada, microalbuminúria, clearance de creatinina e fundoscopia.

Os beneficiários classificados como baixo risco podem ser referenciados a outras atividades e programas, caso disponíveis na Unimed. Os classificados como de médio e alto risco poderão participar das oficinas, palestras e ações de estímulo à prática de atividade física pelo período de um ano.