Programa

Gerenciamento de Casos Especiais


O é pautado na assistência domiciliar, um ramo da atenção à saúde que envolve ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças no âmbito domiciliar, com foco no atendimento ambulatorial dos beneficiários que apresentem limitação funcional. É disponibilizado gratuitamente aos beneficiários elegíveis e os atendimentos prestados são agendados previamente pelo serviço e responsável pelo beneficiário.

Destaca-se que o programa realiza atendimentos eletivos e não atendimentos de urgência e emergência.

Público Alvo

O programa atua na área urbana de Leopoldina e tem como público-alvo beneficiários com doenças crônicas e/ou degenerativas que apresentam limitação funcional que dificulta ou impede o acesso à rede convencional (consultórios, pronto atendimento, núcleos, hospitais, etc.) e beneficiários com doenças progressivas e/ou em fase avançada, com poucas possibilidades de resposta à terapêutica curativa e com prognóstico de vida limitado.

Ícone
Objetivo

Equipe Multidisciplinar

Médico, Enfermeiro, Técnico de enfermagem, Fisioterapeuta.
Ícone
Objetivo

Funcionamento

O Programa de Grenciamento de Casos Especiais atende de segunda a quinta-feira, das 7:30h às 18:00h, e sexta feira, das 7:30h às 17:00h
Ícone
Objetivo

Objetivo

O objetivo do programa é facilitar o atendimento aos beneficiários que apresentem dificuldades de acesso à rede da operadora, devido à existência de limitações funcionais, viabilizando o suporte técnico, via assistência domiciliar, pautando a atenção também ao cuidador

Atividades Disponíveis

       

Monitoramentos telefônicos

Acompanhamento dos beneficiários para avaliação quanto à adesão às orientações recomendadas pela equipe multidisciplinar que assiste o beneficiário, intercorrências e/ou captação de novas demandas apresentadas.

Orientação aos Cuidadores

Fornecer ao cuidador, que corresponde à pessoa com ou sem vínculo familiar capacitada para auxiliar o paciente em suas necessidades e atividades da vida cotidiana, orientações verbais e escritas, em linguagem clara, sobre a assistência a ser prestada ao beneficiário, desde a admissão até a alta.

Orientações Durante os Atendimentos

Todas as atividades desenvolvidas pelos profissionais ocorrem no âmbito domiciliar e devem enfatizar as orientações do cuidado para com o paciente/cuidador/familiar do paciente participante dos programas disponibilizados.

Visitas Domiciliares

Avaliação, acompanhamento e orientação dos beneficiários/familiares e seus cuidadores para os cuidados com a saúde do beneficiário.As visitas domiciliares ocorrem seguindo as definições contidas no plano de cuidados de cada beneficiário, após avaliação de elegibilidade e classificação.

Critérios de Elegibilidade

Para avaliação utiliza-se os critérios de elegibilidade conforme Agencia Nacional de Vigilância Sanitária: Resolução RDC 11 de 26 de janeiro de 2006, onde é realizada a avaliação do beneficiário, domicílio e cuidador durante a avaliação inicial realizada pela enfermeira do programa utilizando formulários específicos.
Para participar do programa é necessário:


Domicílio

Com luz elétrica, água e esgoto encanados, meio de comunicação fácil (telefonia) e acesso fácil de veículos ao local

Cuidador

Ser alfabetizado, ter bom nível de assimilação e compreensão das orientações.

Beneficiário

Ser beneficiário da Unimed Leopoldina (caso seja de outra Singular deverá ter autorização da Unimed Origem)
Ter alto grau de dependência de cuidados de terceiros (impossibilitados para o autocuidado e para a independência em AVD) e histórico de internações prolongadas
Residir na área de abrangência do programa
Estar fora do período de carência e  dentro do limite contratual.

Plano de Cuidados


A avaliação de elegibilidade e a classificação de risco determinarão a necessidade e a intensidade das intervenções. Com base neste resultado, teremos um plano mínimo de cuidado a ser oferecido e cumprido para cada beneficiário.