Últimas notícias

Voltar Quem escolhe a hora certa para nascer é o bebê

Quem escolhe a hora certa para nascer é o bebê

Após dois anos sem encontros presenciais, Unimed Maceió reúne gestantes do Novo Jeito de Nascer para debater sobre maternidade.
Texto: Barbara Esteves - Assessora de Comunicação
        23 de maio, 2022


Engravidar é para algumas mulheres um sonho. Já para outras, a surpresa, o medo e as incertezas são sentimentos constantes, principalmente nos primeiros meses de gestação. A Infoprodutora Jardeane Lopes, de 36 anos, nunca se sentiu preparada para ser mãe, mas, quando engravidou, decidiu mergulhar a fundo no mundo da maternidade, estudou e conheceu mais sobre as vias de parto. Foi aí, então, que ela descobriu o Novo Jeito de Nascer da Unimed Maceió.

 “Foi uma surpresa e tanto quando eu engravidei. A gravidez, para mim, não foi romântica. Tive muitos enjoos, passei noites sem dormir, tive dores nas costas e no ciático. Não conhecia esse projeto e me surpreendi muito com a estrutura e a qualidade da equipe. É bom se informar, conhecer as vias de parto e deixar o bebê escolher como vai nascer”, contou.

Bernardo, filho de Jardeane, já tem três meses e ela descreve o parto como uma experiência incrível. “Seu corpo está pronto e esperando aquele momento. Dentro do hospital, achei a assistência excelente. Agradeço muito a toda equipe pelo acolhimento e carinho comigo e meu marido. Enfermeiras, fisioterapeuta e as obstetras, Dra. Evanir e Dra. Adriana, me fizeram acreditar ainda mais na capacidade do meu corpo”, descreveu.

Pensando em reforçar a importância deste debate e estimular a troca de informações entre mães e gestantes, após dois anos de pandemia, a Unimed Maceió realizou mais uma edição do encontro do Novo Jeito de Nascer, que foi realizado no último sábado (21), no Hotel Jatiúca.

O projeto já existe há 4 anos e é voltado para empoderar mulheres a terem seus filhos da maneira mais adequada possível, com a medicina de qualidade baseada em evidências. A programação contou com bate-papo com obstetras, depoimentos de mães que já participaram do programa, sorteio de brindes, oficina de sling e uma sessão especial de alongamento e respiração, além de muita troca de informações.

“É com muita alegria que estamos retornando com os nossos eventos presenciais. A partir de junho voltaremos com os nossos encontros mensais para nos conectarmos e empoderarmos cada vez mais nossas gestantes. Mudar a forma de nascer é transformar o mundo em um mundo melhor”, informou a coordenadora do programa Novo Jeito de Nascer, a médica obstetra Dra. Robertta Lins.

O encontro contou também com a presença do diretor operacional da Cooperativa, Dr. Rafael Kennedy, que destacou a importância desses debates. “A Unimed tem vocação por cuidar. Ficamos felizes em colocar em prática essa vocação ajudando os bebês a escolherem o seu jeito de nascer”, ressaltou.

A equipe assistencial foi apresentada para as futuras mamães. “Esse programa é fundamental. Estou extremamente feliz em empoderar as mulheres com uma medicina de qualidade baseada em evidências. Parabéns a Unimed e a coordenadora do projeto, Dra. Robertta”, destacou o médico obstetra, Dr. Telmo Henrique.  

As mamães aprovaram a iniciativa e saíram do evento mais seguras e empoderadas.  “Fiquei surpresa com o momento de trocas de conhecimento e bate-papo sobre gestação. Foi muito emocionante. Saio daqui muito mais segura em participar do programa. Foi muito legal”, afirmou Stephane Godoi, que está com 38 semanas de gravidez.

“Achei o evento maravilhoso e esclarecedor. A palavra-chave, para mim, foi renascimento. Se eu já tinha vontade de ter um parto adequado, hoje, a vontade é maior. Saio daqui com a certeza de que eu darei meu melhor e que a equipe também dará seu melhor por minha filha e que a Julia vai chegar no momento dela”, concluiu Jessica Teixeira, que está com 21 semanas de gestação.