Perguntas Frequentes

O Guia Perguntas Frequentes contém informações sobre os principais aspectos do seu plano de saúde, o Sistema Unimed e o Canal Fale com a Unimed. O objetivo é compartilhar informações para que seu plano de saúde Unimed lhe ofereça o máximo de tranquilidade e segurança.

Plano de Saúde

Como contratar um plano de saúde da Unimed Natal?
       
Você pode entrar em contato com nosso time de pelo (84) 3220.6200, no WhatsApp de Vendas (84) 98896-9563 ou comparecer a uma de nossas concessionárias autorizadas.
O que são contratos antigos e contratos novos (regulamentados)? 
       
Os contratos antigos são os planos não adaptados a Lei 9656/98, ou seja, a ANS não administra estes planos. Já os contratos novos são planos adaptados a Lei 9656/98, e têm como base para autorização o Rol de Procedimentos Médicos estabelecido pela ANS.
Quando ocorre o reajuste das mensalidades do plano?
       
Para facilitar o acesso a todas as informações do seu plano de saúde da Unimed Natal acesse a sua Área do Beneficiário. Se você não fez login anteriormente, clique em “Não possui cadastro? Cadastre-se aqui.”

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento no (84) 3220.6200.
 Como incluir dependentes recém-nascidos em seu plano de saúde.
       
O processo para inclusão do seu dependente recém-nascido, vai ocorrer de acordo com o seu plano. Clique aqui e confira todo como realizar sua solicitação. 

Atendimento

Como me cadastrar na Área do Beneficiário?
       
Para facilitar o acesso a todas as informações do seu plano de saúde da Unimed Natal acesse a sua Área do Beneficiário. Se você não fez login anteriormente, clique em “Não possui cadastro? Cadastre-se aqui.”

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento no (84) 3220.6200.
O que é o Guia Médico?
       
É através do Guia que você consegue encontrar médicos, hospitais, laboratórios e outros prestadores de serviço credenciados à Unimed Natal. Você pode acessar no App Unimed Natal Beneficiário ou aqui em nosso site na aba "Guia Médico".
Quais são os hospitais e clínicas credenciados à Unimed Natal?
       
Os beneficiários podem verificar os hospitais e clínicas através do Guia Médico no site da Unimed Natal.
Perdi minha carteirinha física, como faço para solicitar uma segunda via?
       
A sua carteirinha física não é mais obrigatória para o atendimento. Acesse a sua carteirinha digital, disponível no App Unimed Natal Cliente, ou apresente um documento com foto e CPF. Para maior segurança, o que valida sua consulta é o uso da digital.

Em caso de dificuldades, entre em contato conosco pelo (84) 3220.6200.
Posso enviar qualquer tipo de requisição para autorização pelo app ou site?
       

Sim. Salientamos que a requisição feita via App ou Área do Beneficiário é para realização exclusiva na rede credenciada no Rio Grande do Norte, nas cidades que a Unimed Natal atua: Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Assú, Caicó, Currais Novos ou Goianinha.

Caso esteja fora do Rio Grande do Norte e precise solicitar autorização para exames/procedimentos, orientamos que procure a Unimed mais próxima da área de ação que se encontra. Para mais informações, manter contato com SAC da Unimed Natal 0800 084 2323 (24h) ou Central de Atendimento (84) 3220.6200.

Como falar com a Ouvidoria da Unimed Natal?
       
Se você já buscou soluções junto aos demais canais de acesso e não teve sua demanda tratada conforme o previsto, a resolução apresentada não foi completamente satisfatória ou deseja enviar elogio ou sugestão, você poder recorrer à Ouvidoria Unimed Natal pelos seguintes canais:
  1. Formulário, disponível no canto superior direito em nosso site, em “+ Canais de atendimento”
  2. E-mail ouvidoria@unimednatal.com.br
  3. Totens disponíveis na Central de Relacionamento e Centros Clínicos Via Direta e Zona Sul
  4. App Unimed Unimed Natal Cliente, vá até o canto inferior direito, clique no "Mais" e siga até o "Fale Conosco" > "Ouvidoria".
Conforme a Resolução Normativa nº 323/2013 da ANS, o retorno será dado em até sete dias úteis para resposta conclusiva, sendo admitida a pactuação junto ao beneficiário de prazo maior não superior a 30 dias úteis (para casos excepcionais e de maior complexidade).

Financeiro

Como emitir a segunda via da minha fatura?
       
A sua fatura pode ser retirada no site da Unimed Natal (em “Acesso Rápido” ou “Serviços Rápidos”), no App Unimed Natal Cliente ou através do WhatsApp Unimed (84) 3220.6200.
Como retirar o demonstrativo para desconto no Imposto de Renda?
       
Em nosso site, basta acessar sua Área do Beneficiário e buscar por “Imposto de Renda”. No App Unimed Natal Cliente clique em "Mais" > "Minhas Finanças" > "Demonstrativo de IRPF".
Quando posso solicitar reembolso?
       
Em casos de dificuldade para conseguir atendimento na rede credenciada da Unimed Natal, o beneficiário deve, inicialmente, manter contato com a Operadora de Saúde. É necessário o registro do protocolo para que seja possível garantirmos atendimento dentro dos prazos dispostos no art. 3º da Resolução Normativa Nº 566 da Agência Nacional de Saúde – ANS.

Seguindo o Art. 12 da RN Nº 566, na hipótese indisponibilidade ou inexistência de prestador que ofereça o serviço ou procedimento demandado, seja ele integrante ou não da rede assistencial, o beneficiário da Unimed Natal poderá solicitar análise de reembolso através do App Unimed Natal Cliente ou no site, dentro da Área do Beneficiário.

Consultas e Exames

Como marcar consulta nos Centros Clínicos da Unimed Natal?
       

A marcação de consultas para os Centros Clínicos da Unimed Natal pode ser feita por diversos canais, sem a necessidade de comparecer presencialmente à Central de Atendimento ao Cliente.

São eles:

  • App Unimed Natal Cliente > “Agendamento”
  • Site > “Acesso Rápido” ou “Serviços Rápidos”
  • Central de Atendimento (84) 3220.6200 (Telefone e Whatsapp)
Como solicitar autorização de exames e procedimentos?
       
Toda requisição de exames e/ou procedimentos na rede credenciada em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Assú, Caicó, Currais Novos ou Goianinha, devem ser feitas no próprio consultório médico, pelos seus atendentes.

Caso esqueça de solicitar no consultório, você também pode realizar a solicitação de autorização através do App Unimed Natal Cliente, no ícone “Autorização”, ou no site da Unimed Natal, em “Acesso Rápido” ou “Serviços Rápidos” > “Autorização de exames e procedimentos”.
Como marcar exames em um dos serviços próprios da Unimed Natal?
       
Após a autorização do seu exame, você pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelo (84) 3220.6200, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Também é possível marcar exames pelo WhatsApp Unimed (84) 3220.6200, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Como acessar os resultados de exames?
       
Os resultados dos seus exames estarão disponíveis na Área do Beneficiário em nosso site. Na página inicial dirija-se ao “Acesso rápido” ou, mais abaixo, na seção “Estamos aqui para te ajudar”. Após fazer login com seu usuário e senha, desça o menu lateral esquerdo e procure por “Exame”. Caso possua dependentes menores de idade, você também poderá ter acesso ao resultado de exames, tudo em um mesmo lugar, sem a necessidade de um novo login para isso.  

Intercâmbio

O que é Intercâmbio?
       
A modalidade de Intercâmbio é o atendimento estabelecido entre as Unimeds por meio de normas, regras e diretrizes, consolidando a integração no Sistema Unimed e garantindo o seu atendimento em todo o território nacional, fazendo da Unimed a maior rede de assistência médica do Brasil.

Esse é um atendimento realizado fora da área de ação de sua Unimed Origem, ou seja, da Cooperativa a qual você é beneficiário. Portanto, quando viajar para outra cidade, a fim de realizar algum procedimento eletivo (programado), procure antes a Unimed mais próxima da localidade em que se encontra, dirigindo-se ao setor de Atendimento ao Cliente/Intercâmbio, para obter a autorização para realizar o procedimento que necessita.
Clientes em Intercâmbio têm acesso a Área do Beneficiário?
       
Sim. Acesse a Área do Beneficiário e, em seguida, procure a opção “É usuário de intercâmbio”. Se você não possui login, clique em “Não possui cadastro? Cadastre-se aqui.”

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento no (84) 3220.6200.
Como acessar os resultados de exames para clientes de Intercâmbio?
       
Acesse a Área do Beneficiário e, em seguida, “Resultado de Exames Intercâmbio”.