Ouvidoria

Dúvidas frequentes

1 - O que é a Ouvidoria?

Canal de relacionamento de segunda instância, que recebe casos mais complexos. A Ouvidoria deve ser contatada quando as tentativas de resolução através do primeiro nível de atendimento não forem satisfatórias.

2 - Quais manifestações a Ouvidoria recebe?

Caso não tenha a manifestação solucionada pelo SAC, o cliente deve entrar em contato com a Ouvidoria para:

Elogio - Reconhecimento ou satisfação pelo serviço prestado.

Informação - Esclarecimento de questões relacionadas às atividades da Unimed, não sanadas na primeira instância.

Reclamação - Manifestação de insatisfação, reivindicação, protesto ou denúncia junto à Unimed NM, relacionada aos

seus produtos e/ou serviços, visando a resolução de determinado problema.

Sugestão - Ideia ou proposta para o aprimoramento dos processos, serviços e produtos oferecidos.

Solicitação - Ação, efeito de solicitar, pedir ou requerer informações à respeito de uma determinada situação.

Reanálise - Reavaliação do procedimento indeferido e que não obteve retorno satisfatório.

3 - Em caso de denúncia, preciso me identificar?

Sim. A identificação é necessária e atende ao disposto na Constituição Federal, art. 5º, inciso IV: "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato". Portanto, o preenchimento dos dados de forma completa e exata é importante para a tramitação correta do processo. Além disso, com a identificação, você poderá receber uma resposta. Ressaltamos que, mesmo se identificando, seus dados serão mantidos em sigilo. Nas situações de não identificação, a Ouvidoria arquiva a manifestação.

4 - Quais informações devem constar na manifestação?

É importante que as manifestações contenham as seguintes informações:

  • Nome completo

  • Número do protocolo de atendimento no SAC

  • Data de nascimento

  • CPF

  • Endereço

  • Telefone

  • E-mail

  • Número do seu cartão da Unimed

5 - Qual o prazo de resposta das manifestações?

O prazo de resposta é de 7 (sete) dias úteis, sendo admitido ajustar um prazo superior nos casos excepcionais ou de maior complexidade. Dependendo da situação, o prazo pode chegar a até 30 dias úteis, com base na RN 323/2013 da ANS.

6 - Quem pode entrar em contato com na Ouvidoria?

Podem entrar em contato todos os beneficiários (pessoas físicas e jurídicas), vinculados à Unimed, que desejam manifestar alguma dúvida, sugestão, reclamação, denúncia, solicitação, informação ou pedido de reanálise.

IMPORTANTE: a Ouvidoria da Unimed Norte de Minas atua de acordo com as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador do setor, e também com base no Código de Defesa do Consumidor.