Governança Corporativa


A Governança Corporativa é o sistema pelo qual empresas e organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Este sistema representa uma oportunidade para evolução na gestão das cooperativas e hoje é tido como fator determinante para as empresas que trabalham com o planejamento estratégico e desejam ter um crescimento organizado e, principalmente, sustentável dos seus recursos financeiros.

A Governança é importante, pois cria no ambiente corporativo uma cultura de boas práticas e uma boa gestão. Os pilares da governança corporativa são os agentes e os procedimentos que devem sustentar suas boas práticas, sempre se baseando em seus 4 princípios.

Transparência

Mecanismos internos que devem garantir que os stakeholders (como a sociedade, o governo, parceiros, fornecedores, a comunidade, clientes e acionistas) estejam sempre muito bem informados sobre a tomada de decisão e os processos organizacionais.

Equidade

Não importa o nível hierárquico, o grau de relação e influência sobre a empresa ou o nível de participação no capital, todos os agentes da organização devem ser tratados de forma igualitária.

Prestação de contas

(accountability)
Todos os que detêm responsabilidades na empresa devem prestar as devidas contas de seus atos e decisões, tanto a nível financeiro quanto de desempenho de suas atividades.

Responsabilidade corporativa

O lucro garante a longevidade do negócio, mas seu papel social, sua retribuição à comunidade e sua inserção em questões referentes a sustentabilidade do planeta também devem ser levadas em conta.
Os 6 pilares da gestão corporativa são a Propriedade (representada pelos sócios), o Conselho de Administração, a Gestão, a Auditoria Independente, o Conselho Fiscal e, por fim, a Conduta e o Conflito de Interesses
Responsive Image
Assim, com o objetivo de analisar, mapear e melhorar os processos operacionais internos e de gestão, foi estruturada a Gerência Corporativa, composta pelos setores de Qualidade e Governança Corporativa. Responsável por auxiliar as unidades organizacionais neste processo de descoberta e evolução de suas forças e fraquezas, são utilizadas ferramentas e tecnologias como ciência de dados, cubos multidimensionais de inteligência para negócios e ferramentas de análises críticas e gestão de plano de ação. 

Com essa estruturação, iniciamos o processo que irá prover informações assertivas para que a diretoria e as unidades de negócio tomem decisões embasadas em conhecimento, tendo em mãos um verdadeiro raio-x do cenário e comportamento institucional

Programa Qualifica

Em 2018 a Unimed Três Vales aderiu ao programa de melhoria da qualidade, visando atender aos requisitos exigidos para a implementação da resolução normativa (RN) 277/2011, através da criação de processos e documentos, já em andamento.

O programa de melhoria da qualidade tem como objetivo evoluir os processos internos, visando mais agilidade na execução das atividades e uso mais ediciente dos recursos disponíveis.

Atualmente a Unimed Três Vales conta com o Grupo de Melhoria da Qualidade (GPMQ) nomeado em março de 2020, onde os integrantes se reúnem quinzenalmente para discutir ações de melhorias e auxiliar no processo de implantação do projeto.

O grupo tem mandato de 1 (um) ano, conforme regimento, sendo constituído pelos seguintes colaboradores:

Eduardo Nogueira (Coordenador da qualidade)
Erliane F. Matos(Financeiro)
Farlon Coutinho (Faturamento)
Geovane Souza(RH)
Kamilo Machado(Planejamento/Qualidade)