Notícias Unimed

Voltar Quando procurar um médico especialista em cirurgia de Cabeça e Pescoço?

Quando procurar um médico especialista em cirurgia de Cabeça e Pescoço?

        13 de abril, 2023
Dr. Murilo de Oliveira
Dr. Murilo de Oliveira

O médico cirurgião de cabeça e pescoço é especialista no diagnóstico e tratamento dos tumores benignos e malignos que acometem a região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, lábios, faringe, laringe, tireóide, glândulas salivares e paratireoide. É preciso estar sempre atento aos sinais e sintomas relacionados às doenças na região de cabeça e pescoço, como por exemplo: ferida na boca ou língua que não cicatriza, manchas esbranquiçadas na boca ou língua, rouquidão por mais de 15 dias, nódulo palpável no pescoço, dor de garganta que não melhora após tratamento médico prévio, dor ou dificuldade para engolir ou respirar, sangramento ou secreção persistente pelo nariz, assim como, lesões suspeitas em região de pele da face ou pescoço.

Ao perceber algum desses sintomas, busque avaliação médica com um especialista cirurgião de cabeça e pescoço para que sejam realizados os exames necessários para o diagnóstico preciso. “O câncer de cabeça e pescoço tem cura e isso depende do estágio em que o diagnóstico acontece”, esclarece o cirurgião Dr. Murilo de Oliveira. “Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura da doença”, complementa.

“A primeira etapa a ser realizada para investigação diagnóstica é a avaliação do histórico clínico e exame físico do paciente, no qual o médico vai examinar o órgão em questão. Exames de imagem como tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiografia, ressonância magnética também podem ser solicitados como exames complementares, quando necessários”, disse. “Porém, a confirmação diagnóstica é possível somente após a realização de uma biópsia para retirada de um pequeno fragmento da lesão para avaliação microscópica. Após a análise do material biopsiado é emitido um laudo anatomopatológico com todas as informações sobre as características da patologia para que seja possível determinar a melhor conduta e tratamento a serem adotados”, finaliza.
Não há configuração de filtros.
 

Assuntos