Voltar

Saiba mais sobre Doenças Respiratórias

Saiba mais sobre Doenças Respiratórias

Saiba mais sobre Doenças Respiratórias

26 Junho 2017

Você sabe o que é tosse?

Certamente o sinal mais conhecido de que algo não vai bem com os pulmões é a tosse. Você sabe o que é tosse? Claro que sim afinal quem nunca ficou resfriado ou  teve um quadro de tosse por qualquer outra causa? Cientificamente falando, tosse é um reflexo do organismo que protege os pulmões promovendo a limpeza das vias aéreas. Alguns tipos são chamados de tosse seca, por não haver expectoração evidente e outros são chamados de tosse produtiva, por haver nitidamente a produção de secreção (ou escarro). Alguns tipos de tosse podem causar muita falta de ar e outras somente incomodar um pouco na hora de dormir. A tosse pode estar associada a uma doença que precise ser tratada imediatamente ou estar relacionada somente a algum tipo de alergia transitória.

Quando a infecção acomete os pulmões, chamados o problema de pneumonia. Sintomas comuns de Pneumonia são: febre, tosse com expectoração verde, calafrios, falta de ar, nausea e vômitos, dor para respirar, e até mesmo diarréia pode estar associada.  Pacientes que podem apresentar uma pneumonia mais graves são os: com mais de 65 anos, fumantes, desnutridos, que possuem outra doença no pulmões (ex. Enfisema), diabéticos ou que tenham problema de coracao, infectados pelo HIV, com sequel de derrame (AVC), dentre outros. 

 

Quais as causas da tosse?

Você sabe quais as causas mais comuns de tosse nos adultos? Pois bem, são elas: Infecções das vias aérias e pulmões (como bronquites,pneumonias, gripes), alergias respiratórias, problemas pulmonares crônicos (como enfisema), refluxo gastro-esofágico, efeitos colaterais de remédios para pressão e tabagismo.

 

Existe diferença entre bronquite e asma?

Muita gente faz confusão. Antigamente, inclusive, a asma era chamada de bronquite. Mas são duas patologias distintas, embora acometam a mesma região (vias respiratórias) e tenham sintomas parecidos.

 

As características de cada uma, de acordo com o Manual Merck de Informação Médica, são:

Bronquite é a inflamação das vias respiratórias superiores (brônquios), causada geralmente por infecção (provocada por vírus, muito comum no inverno) e, por vezes, pela exposição a substâncias irritantes.

Os sintomas da bronquite são:
- Nariz pingando
- Irritação na garganta
- Cansaço
- Arrepios
- Dores nas costas e nos músculos
- Tosse
- Chiado no peito

Asma é uma doença caracterizada pelo afilamento das vias respiratórias, como resposta a alguns estímulos. Sua característica mais importante é a obstrução das vias respiratórias. A palavra asma vem do grego "asthma", que significa "sufocante". Trata-se de uma doença crônica que não pode ser prevenida, nem curada. No entanto, as crises podem ser evitadas quando se identificam e se evitam os fatores desencadeantes, como agentes alergênicos (ácaros, penas, pelos de animais) ou irritantes (fumo).

Os sintomas da asma são:
- Respiração sibilante
- Tosse seca
- Falta de ar

 

 

 

 

 

 


Jaqueline de Souza