Voltar

Saiba mais sobre Obesidade

Saiba mais sobre Obesidade

Saiba mais sobre Obesidade

26 Junho 2017

Afinal, o que é obesidade?

A obesidade é um distúrbio nutricional, mais comum no mundo ocidental provavelmente por conta dos hábitos alimentares. Considera-se obesa a pessoa que tenha um peso 20 a 30 % superior ao máximo pretendido para a sua altura, sexo e idade. A obesidade hoje é um dos problemas de saúde pública mais importante e também é considerada uma epidemia em todo o mundo. O crescimento no número de obesos faz crescer também o número de doenças associadas, como pressão alta, diabetes, infarto e derrame.

 

O que é de fato a obesidade infantil?

A obesidade infantil é uma condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou bem-estar de uma criança. Como os métodos para determinar a gordura corporal diretamente são difíceis, o diagnóstico da obesidade é muitas vezes baseada no índice de massa corporal (IMC). Devido ao aumento da prevalência da obesidade em crianças e seus muitos efeitos adversos à saúde, a obesidade infantil está sendo reconhecida como um grave problema de saúde pública. O termo sobrepeso ao invés de obesidade é muitas vezes usado em crianças, pois é menos estigmatizante.

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade. A obesidade infantil é, segundo a Organização Mundial de Saúde, um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI. A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Não se trata de um problema meramente estético. Além de sofrerem "bullyng" por parte dos colegas frequentemente, adultos obesos tendem a ter filhos obesos e também com sérios problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e a má formação do esqueletoA cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade, sendo 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade.

 

A obesidade trás algum mal para a minha saúde?

As pessoas que sofrem de obesidade correm grandes riscos de apresentar doenças gravíssimas tais como: Hipertensão arterial, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Diabetes, Cancro do Colón, do reto, da próstata (no homem), cancro da mama, do útero e do colo (na mulher), dislipidemias, trombose venosa, depressão e outras. E mais: o peso excessivo sobre a lombar, os joelhos e costas sobrecarrega indevidamente estas articulações e ainda causam cansaço e dor. O que provoca a obesidade é o excesso de alimentos perigosos, isentos de nutrientes e grande déficit de exercícios físicos. Em suma, ao total sedentarismo de algumas pessoas, pois  há pessoas que preferem ficar em casa vendo TV, quando estão de folga ou de férias, e/ou dormir a ir andar a pé ou praticar algum esporte.

Contudo, se a alimentação contem alimentos altamente calóricos, tipo chocolates, bolos, aperitivos, cheios de gordura é fornecida calorias em excesso que a pessoa não irá perder. As calorias só se acumulam no corpo e nunca sairão. Isto resulta em peso a mais e na alta porcentagem de massa gorda. Só a atividade física é que pode ser uma poderosa aliada na perda calórica. Mas a atividade física por si, não é muito eficiente, para dar cabo da obesidade é fundamental ter uma força de vontade enorme e, acima de tudo, comer bem, com contenção. Quando falamos em comer bem, estamos referindo a refeições nutritivas, e pouco ou nada calóricas.

 

Quero saber a gravidade da minha obesidade, tem como?

Faça o calculo do IMC, veja:

cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

É simples calcular o seu IMC.

Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular IMC ficará:

80 ÷ 1,802

80 ÷ 3,24

IMC = 24,69

Você pode utilizar a tabela abaixo para consultar o seu Índice de Massa Corporal.

 

Resultado

Situação

Abaixo de 17

Muito abaixo do peso

Entre 17 e 18,49

Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,99

Peso normal

Entre 25 e 29,99

Acima do peso

Entre 30 e 34,99

Obesidade I

Entre 35 e 39,99

Obesidade II (severa)

Acima de 40

Obesidade III (mórbida)

 

De acordo com o resultado, apenas o médico poderá orientar a melhor forma de tratá-la.

 

Fonte: Wikipédia


Jaqueline de Souza