Responsabilidade Socioambiental

A UNIMED URUGUAIANA consciente de sua responsabilidade socioambiental desenvolve ações visando tornar competitivos seus produtos e serviços e melhorar a qualidade de vida das pessoas, através da busca pela excelência em gestão e produtividade voltadas para melhores resultados na organização. 

A Unimed Uruguaiana trabalha em sintonia com a Política Nacional de Sustentabilidade.

A identificação dos impactos ambientais ocorre pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS), onde a etapa de segregação interna deve obedecer a classificação do resíduo que leva em consideração suas características biológicas, físicas e químicas de tratamento e disposição final, segundo as normas da ABNT.

O Pronto Atendimento, Clínica de Diagnóstico e Ambulatório Popular geram resíduos hospitalares. Estes resíduos são classificados e tratados de acordo com o RSS (Resíduos de Serviços de Saúde).

Para atuar de forma sustentável a Unimed Uruguaiana busca alcançar os seguintes objetivos:

 

 OBJETIVOS AMBIENTAIS

  • Priorizar a reciclagem de materiais 
  • Destinar corretamente todos os resíduos gerados 
  • Orientar fornecedores e prestadores a respeito da correta destinação e tratamento de resíduos 
  • Realizar eventos mais sustentáveis selecionando, preferencialmente, fornecedores locais, valorizando a cultura local e reduzindo o impacto ambiental. Para conhecer o Manual de Fornecedores. Clique Aqui.
  • Desenvolver programa interno de consumo consciente 

 

  OBJETIVOS SOCIAIS

  • Investir na capacitação profissional e de desenvolvimento pessoal de cooperados e colaboradores 
  • Incentivar a implantação de programas de saúde e segurança com foco nos colaboradores, cooperados e clientes 
  • Fomentar a liderança e o engajamento comunitário, bem como o voluntariado de colaboradores e cooperados
  • Apoiar ações de entidades que estejam em sintonia com as diretrizes da Unimed 


 

   OBJETIVOS ECONÔMICOS

  • Ser transparente nas políticas, práticas e desempenho social, ambiental, econômico e de governança       
  • Efetivar o Código de Conduta
  • Buscar melhoria contínua para atendimento de seus clientes (Pesquisa de Satisfação de Beneficiários) 
  • Fomentar a compra conjunta de produtos reduzindo significativamente os custos individuais
  • Selecionar, preferencialmente, fornecedores locais que atendam integralmente os critérios da responsabilidade legal, social e que valorizem as especificidades regionais.