Política Nacional de Sustentabilidade


Como cooperativas, nossos valores existem também para contribuir com as comunidades que nos cercam, além de nos levar adiante como negócio, de forma igualitária, democrática e integrada.

A Política Nacional de Sustentabilidade do Sistema Unimed (PNSSU)  é a diretriz que conecta as ações de sustentabilidade coordenadas pela Unimed do Brasil para o Sistema Unimed, estruturada em três dimensões e 13 temáticas, com 12 objetivos essenciais e três complementares.

Por meio dela, incentivamos o avanço da agenda da sustentabilidade na gestão das Unimeds estaduais e locais, adaptando-a para a realidade do nosso setor e as particularidades da administração do empreendimento cooperativo.  

Em consonância com o princípio da autonomia de gestão nas cooperativas, as Unimeds podem adotar esta Política na íntegra ou utilizá-la como base para construir suas políticas locais.

    Imagem contem o manifesto da Política Nacional de Sustentabilidade: “Nós, do Sistema Unimed, comprometemo-nos a desenvolver nossos negócios de forma sustentável, com foco na promoção da saúde de nossos beneficiários, e a gerar oportunidades de crescimento profissional e econômico, e desenvolvimento social, aos cooperados e colaboradores. Primamos pela qualidade dos serviços prestados aos clientes e buscamos ser exemplo no cumprimento das legislações aplicáveis ao negócio. Queremos, também, contribuir para o fortalecimento das comunidades onde as Unimeds estão inseridas, por meio de programas e ações de cunho social, preservação e conservação do meio ambiente e valorização da cultura local.”

    Objetivos e compromissos

    Saúde social

    Investir na capacitação profissional e no desenvolvimento de cooperados e colaboradores.

    Incentivar a implementação de programas de promoção à saúde com foco nos colaboradores, cooperados e beneficiários.
    Estimular o engajamento comunitário, por meio de projetos sociais, voltados para a educação em saúde e o esporte comunitário, com foco no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
    Investir em projetos culturais que promovam o acesso ao repertório cultural regional.
    Selecionar, preferencialmente, fornecedores locais que atendam integralmente aos critérios da responsabilidade legal e social e valorizem as especificidades regionais, buscando desenvolvê-los e monitorá-los.

    Saúde Econômica

    Realizar compra conjunta de produtos, reduzindo significativamente os custos individuais.
    Dar preferência a empreendimentos cooperativistas ao contratar produtos e serviços.
    Buscar melhoria contínua para o atendimento dos clientes.
    Implementar a gestão da ética, por meio da adoção do Código de Conduta, e efetivar suas ferramentas.
    Relatar o desempenho social, ambiental, econômico-financeiro e de governança.

    Saúde Ambiental

    Reduzir a geração de resíduos das Unimeds e recursos próprios, tratando-os e destinando-os apropriadamente. Orientar a rede prestadora de serviços de saúde e fornecedores de produtos e materiais a fazerem o mesmo.

    Estimular o consumo consciente de recursos por parte de colaboradores, cooperados e clientes.

    Quantificar e reduzir as emissões de CO2e decorrentes da operação.

      Conheça a política Nacional de Sustentabilidade Unimed

      Dê o play e assista