Logotipo da Unimama

O Unimama visa oferecer à paciente acometida pelo câncer de mama um atendimento multidisciplinar e integrado, com prevenção, diagnóstico e plano de tratamento individualizado, possibilitando recursos para a reabilitação física e emocional de cada paciente até o seu retorno à rotina profissional e pessoal.

 

Oncologia

O oncologista é o médico responsável pela abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da escolha e prescrição das medicações que serão utilizadas na realização da quimioterapia e também na hormonioterapia, além de participar da abordagem multidisciplinar, integrando a equipe multiprofissional, que acompanhará o paciente desde o diagnóstico até a conclusão do seguimento após a realização do tratamento.

O Serviço de Oncologia da Unimed Vale do Caí é composto por oncologistas com especialização e formação em centros de referência no país, contando com equipe e local de excelência para a realização do tratamento quimioterápico, usufruindo da estrutura completa do Hospital da Unimed Vale do Caí.

 

Mastologia

A mastologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o profissional que deve sempre integrar a equipe multidisciplinar responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças benignas e malignas da mama.

O médico especialista em mastologia atua transversalmente no cuidado da saúde da mama, propondo medidas de prevenção das doenças da mama, auxiliando no direcionamento dos procedimentos diagnósticos e atuando diretamente no tratamento cirúrgico e acompanhamento das pacientes acometidas por patologias mamárias.

 

Cirurgia Plástica Reconstrutiva

O processo de tratamento do câncer de mama é composto por diversas etapas, envolvendo aspectos físicos, psicológicos e sociais, com alto grau de impacto para a mulher. O Serviço de Cirurgia Plástica, além de ser responsável pela etapa da reconstrução mamária, utiliza técnicas e recursos avançados na intervenção cirúrgica, auxiliando também a paciente e familiares a avaliar criticamente a decisão de realizar a reconstrução, em um processo de decisão compartilhada. Visa, em última instancia, propiciar às pacientes que se deparam com o diagnóstico de câncer, a oportunidade de conservação da autoestima e da imagem corporal, acarretando maior adesão ao tratamento oncológico, completando este processo de maneira menos traumática e proporcionando maior qualidade de vida.

 

Amigas do Peito

Foto das Amigas do Peito

Apoiar, fortalecer, informar, prevenir, auxiliar. Verbos que definem bem os objetivos do Grupo Amigas do Peito da Unimed Vale do Caí. Destinada ao acolhimento de mulheres que já tiveram o diagnóstico do câncer de mama e estão ou estiveram em tratamento. Diversas atividades são realizadas, buscando o fortalecimento emocional, a integração e o apoio entre as participantes.

Encontros:

Todas as terças-feiras, das 14 às 15 horas
Sala de Reuniões do prédio Administrativo (Operadora) da Unimed Vale do Caí, localizado na Rua Osvaldo Aranha, 1315, centro de Montenegro.
 

Grupo aberto à comunidade!

Não é necessário ser usuário do plano de saúde Unimed
Para participar do grupo ou obter mais informações: (51) 3649-8960

 

Diagnóstico por Imagem

O Departamento de Diagnóstico por Imagem conta com equipamento e aparelhos modernos, equipe de técnicos em radiologia capacitados e treinados e uma equipe médica qualificada para análise dos achados radiológicos das modalidades de imagem da mama, valorizando o contexto clínico multidisciplinar. Dessa maneira, o Departamento de Diagnóstico por Imagem oferece segurança e confiabilidade na realização dos exames de mamografia, ecografia mamária, ressonância magnética mamária, bem como punções e biopsias guiadas por ecografia que garantem a precisão dos resultados, auxiliando decisivamente no diagnóstico e tratamento das pacientes com patologias mamárias.

 

Serviço de Nutrição e Dietética

O Serviço de Nutrição e Dietética oferece assistência nutricional com abordagem multidisciplinar e integral que visa melhorar o estado nutricional e o sistema imunológico dos pacientes durante o tratamento oncológico, sobretudo daqueles que apresentam alto risco de evoluir para mau estado nutricional.

A assistência nutricional busca avaliar e diagnosticar o estado de nutrição de cada paciente, contribuindo para a elaboração do plano de cuidados personalizado. Uma alimentação saudável e adequada e um suporte nutricional fazem parte do plano terapêutico integral e devem estar presentes em todas as fases do tratamento.

 

Fisioterapia e Reabilitação

A fisioterapia desempenha papel fundamental na abordagem das pacientes submetidas a tratamento por patologias mamárias. Independentemente do procedimento cirúrgico realizado, a fisioterapia precoce busca prevenir complicações e consequentemente propiciar melhor qualidade de vida, com retorno gradual e seguro às atividades cotidianas.

O programa de fisioterapia deve ser realizado em todas as fases da abordagem da paciente, desde o diagnóstico até o seguimento pós-tratamento. Dessa forma, identificando necessidades, sintomas, limitações e restrições, bem como suas causas, o profissional fisioterapeuta atua na reabilitação integral da paciente, minimizando os impactos do tratamento nas atividades de vida diária.

 

Histomed

O processo de tratamento do câncer de mama é composto por diversas etapas, envolvendo aspectos físicos, psicológicos e sociais, com alto grau de impacto. O Serviço de Patologia da Unimed, através do Laboratório Histomed, está equipado e
preparado para atender as pacientes acometidas por patologias mamárias. Nos exames transoperatórios, nos quais o médico patologista atuará durante o procedimento cirúrgico, serão realizadas avaliações de linfonodos sentinela e análises de peças tumorais, auxiliando na definição de margens cirúrgicas.

No exame complementar do espécime retirado durante a cirurgia, os patologistas realizarão o estudo microscópico definitivo, estabelecendo o grau tumoral e seu estadiamento. Estes dados, juntamente com o estudo imuno-histoquímico, permitem estabelecer os critérios a serem adotados no restante do tratamento, além de servirem como base de fatores prognósticos que permitem estimar a evolução da doença neoplásica da mama.

 

Materiais de divulgação: