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Relatório da Gestão e Sustentabilidade 2014 - Unimed Vale do Sinos

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

O Relacionamento com Cliente da UVS opera através de contato ativo e receptivo, a fim

de fortalecer a imagem da cooperativa junto aos seus clientes por meio de sugestões,

elogios, reclamações, solicitações e informações. Os canais de comunicação são definidos

a partir das necessidades de comunicação com os clientes e partes interessadas,

utilizando a tecnologia disponível, conforme tendências mercadológicas e determinações

legais.

Os canais de comunicação são analisados no ciclo de planejamento estratégico, como,

por exemplo, na construção do

book

estratégico, onde são levantados e analisados no

item informações, no cenário tecnológico e na elaboração dos planos de ação, com o

objetivo de serem melhorados.

A forma de divulgação dos novos canais é definida durante o seu projeto de implantação e é validada pela

Diretoria. A decisão do meio de divulgação é estabelecida de acordo com o novo canal e deve considerar o

público a ser atingido. No ano de 2014, quatro novos canais de relacionamento com cliente foram instituídos,

sendo eles:

O principal meio de entrada das manifestações de clientes é

o

Contact Center

, canal gratuito que opera desde 2012 e

atende à legislação que normatiza o serviço de atendimento

das prestadoras de serviços que estabelece a

obrigatoriedade do atendimento 24 horas. O constante

aumento de sua procura resultou no incremento de 08

estações de trabalho para atendimento no ano de 2014,

investimento em tecnologias/produtos, serviços de

instalação, manutenção, infraestrutura física e quadro de

colaboradores.

Com o

Contact

Center,

as demandas são

centralizadas, prestando atendimento qualificado e

padronizado, além da possibilidade de trabalhar em

consonância com o mercado, avaliando a

necessidade de novos produtos, analisando

eficazmente as demandas dos consumidores,

atuando preventivamente na carteira e superando a

concorrência.

Os principais canais de relacionamento e acesso

estão relacionados a seguir:

Saúde Ocupacional

Ouvidoria

Chat

Agendar exames e procedimentos de clientes nos serviços próprios da UVS e

credenciados, a fim e qualificar o atendimento e facilitar o acesso de

agendamento ao cliente.

Centralizar o agendamento de avaliações clínicas, exames laboratoriais,

eletroencefalograma, eletrocardiograma, espirometria e audiometria no serviço

próprio de Medicina Ocupacional.

Em conformidade com a Resolução Normativa 323 da ANS, tem por objetivo

acolher as manifestações dos clientes, tais como: elogios, sugestões, consultas

e reclamações, de modo a resolver conflitos que surjam no atendimento ao

público e subsidiar aperfeiçoamento dos processos da operadora, buscando

sanar eventuais deficiências ou falhas em seu funcionamento. Em seu primeiro

ano de funcionamento, a Ouvidoria respondeu todas as manifestações dentro

do prazo estipulado.

Canal facilitador

online

através do site da UVS de interação com o clientes

para informações, dúvidas, elogios e entre outros, exceto realizar

agendamentos

online

.

Central de Agendamento

CANAL

OBJETIVO

2012

2013

2014

10.982

97.667

225.825

LIGAÇÕES ATENDIDAS NO CONTACT

CENTER

O aumento de ligações no

Contact

Center

ocorre devido aos novos canais

de relacionamento. Outra grande

demanda é para informações de

prestadores de serviços e consultórios

médicos.