Covid-19: médica fala sobre importância do acompanhamento durante recuperação

        27 de agosto, 2021

O ano de 2020 ficou marcado pelo surgimento da pandemia do Novo Coronavírus, uma das maiores já registradas na história humana, que vitimou milhões de pessoas mundo afora, além de tornar inviáveis práticas comuns do dia a dia da população. A Covid-19 exige cuidados constantes, para evitar a contaminação, após a infecção, durante a doença e também no tratamento posterior a ela.

Pensando nisso, a Unimed Inconfidentes inaugurou, em junho de 2020, o ambulatório pós-Covid, especializado no acompanhamento do paciente na recuperação da doença, visto que este pode evitar diversas complicações à saúde dos recuperados da parte viral da doença.

No dia 13 de agosto de 2021, a cooperada Dra. Janine Dias Alves ministrou palestra para a Unimed Federação Minas sobre o Ambulatório pós-Covid, trazendo panoramas, funcionalidade e resultados da implantação do serviço na Unimed Inconfidentes.

Médica em frente ao notebook ministra palestra remota.
Palestra aconteceu de forma remota

Importância do acompanhamento e funcionamento do ambulatório

A Dra. Janine falou sobre o funcionamento do Ambulatório pós-Covid, listando os serviços oferecidos no local, e de onde surgiu a ideia de implantá-lo na Unimed Inconfidentes. “Realizamos atendimento clínico, avaliação especializada pós-covid com exames laboratoriais e complementares. A ideia surgiu devido às queixas dos pacientes visto que, mesmo após o isolamento, muitos continuavam com sintomas”.

A Médica também citou a importância de um tratamento pós-Covid adequado, pelo caráter inflamatório do vírus. Portanto, esse acompanhamento é primordial para entender e tratar cada paciente de forma personalizada.