Dúvidas Frequentes

1. O que muda com esse novo Modelo de Atendimento à Saúde?
Todo beneficiário que possuir o Plano Unimed Personal deve realizar o agendamento da consulta diretamente na Unimed Personal, as consultas e os cuidados de saúde são realizadas pelo seu médico de referência com o apoio de sua equipe de saúde. Além de consulta para acompanhamento de uma doença já instalada, você pode procurar a Unimed Personal para atendimentos preventivos em saúde e de manutenção da qualidade de vida. 
 
2. Posso agendar consulta diretamente com médico especialista?
O médico da Unimed Personal fará a avaliação em saúde buscando a resolutividade de todas as suas necessidades em saúde, integrando ações preventivas e curativas. Através de um olhar integral e não somente centrado na sua queixa principal, esse médico pode detectar outras necessidades em saúde e antecipar o cuidado antes que os agravos ocorram. 
A necessidade de atendimento com especialista será avaliada, durante consulta, pelo médico da Unimed Personal e caso este identifique ser necessário, fará o encaminhamento ao especialista, através da referência de atendimento. É a partir deste contato que você beneficiário, terá uma equipe que o acompanhará ao longo do tempo, cuidando de você. Esse é o vínculo com o cuidado e com a sua saúde. 
 
3. E, o retorno dessa consulta na Unimed Personal é em até quantos dias?
O retorno da consulta médica na Unimed Personal é em até 30 dias.
 
4. Quando o médico me encaminhar para um especialista, como posso realizar o agendamento?
O encaminhamento ao especialista é decidido em conjunto com seu médico durante a consulta na Unimed Personal e o agendamento, se você preferir, poderá ser realizado pela equipe da Unimed Personal com o médico especialista de sua escolha.
 
5. E se o médico da Unimed Personal solicitar um exame, como realizo o agendamento?
Da mesma forma, o agendamento dos exames indicados pelo médico também poderá ser realizado pelos profissionais da equipe da Unimed Personal ou pelo próprio beneficiário, quando assim desejar.
 
6. Posso me consultar com um especialista e depois solicitar à Unimed Personal o encaminhamento e entregar no consultório?
Não serão fornecidos encaminhamentos retroativos, por isso a importância de, primeiramente, agendar com o seu médico da Unimed Personal. Caso identificada a necessidade, ele fará o direcionamento para o especialista. 
 
7. Como devo agir em situações de Urgência/Emergência?
Existem algumas situações de urgência, de menor complexidade, que podem ser solucionadas na Unimed Personal, por exemplo: gastroenterites, febre, amigdalites, infecções urinárias, alergias, conjuntivites e outros que não ofereçam risco de morte. A Unimed Personal não tem suporte para emergências, nestas situações a busca deve ser pelo Pronto Atendimento.
 
8. Se ocorrer uma Urgência fora dos horários de funcionamento da Unimed Personal, o que devo fazer?
Deve procurar o Pronto Atendimento para receber a assistência necessária.

9. Quais são os benefícios do novo Modelo de Atendimento à Saúde?
•  Acolhimento, através das relações de cuidado;
•  Uma equipe de referência para cuidar da sua saúde de forma integral, construindo relações de cuidado, através de atividades individuais e coletivas e ao longo do tempo;
•  Facilidade de acesso ao sistema de saúde Unimed Chapecó com resolutividade;
•  Prevenção de agravos e doenças com antecipação no cuidado, realizando consulta médica;
•  Cuidado coordenado dentro da rede de atenção à saúde.