Gestão de Riscos e Controles Internos

Em 2020, nasceu o Núcleo de Governança Corporativa, o qual contempla a área de Gestão de Riscos e Controles Internos. Através da adequação à resolução normativa n° 443 de 2019, a Unimed Chapecó tem adotado um modelo de governança corporativa baseada em riscos.

Esse modelo visa gerenciar adequadamente os riscos, condição essencial para a sustentabilidade dos negócios, e pressupõe a identificação dos riscos inerentes às atividades, processos, projetos, produtos ou serviços e a sua priorização, em função do nível de criticidade, levando-se em conta seus possíveis impactos nos objetivos da Cooperativa.

Desta forma, a estrutura de gerenciamento de riscos está integrada à gestão do negócio e os controles internos são implementados de forma efetiva e aderente ao porte e complexidade das operações e dos negócios realizados na organização.

A Unimed Chapecó adota como referência metodológica, o framework “COSO ERM” para estruturação de um programa eficaz e eficiente de gerenciamento de riscos e controles internos. Adota-se também a estratégia das Três linhas de defesa para operacionalizar sua estrutura, recomendada na declaração de posicionamento do Instituto dos Auditores Internos (IIA), a respeito do tema “Gerenciamento Eficaz de Riscos e Controles”. As Diretrizes para gestão dos riscos e controles internos estão definidos em Política e Manuais próprios.

Diante do exposto, o objetivo da gestão de riscos e controles internos, é avaliar as principais diretrizes, etapas e riscos inerentes aos processos da Cadeia de Valor da Unimed Chapecó, visando identificar possíveis fragilidades no ambiente de controles que possam elevar o grau de vulnerabilidade dos riscos inerentes ao processo.