FAQ - Autorização

Como entro em contato com a Unimed Araruama?

       
Telefonia: (22) 2665-9900 (de segunda-feira a sexta de 07:00 às 19:00 e sábado de 07:00 às 13:00;

Central de Relacionamento ao cliente: 0800 9709039 (24 horas);

E-mail: reembolso@araruama.unimed.com.br

Fale Conosco: Site da Unimed Araruama
(https://www.unimed.coop.br/site/web/araruama/canais-de-atendimento).

Atendimento Presencial: Presencialmente.

Sede Administrativa: R. Major Feliz Moreira39 - Centro,Araruama - RJ, 28979-102.

Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira de 08:30 às 17:00, exceto finais de semana e feriados.

Telefone: (22) 2665-9900

Quais são os procedimentos cobertos pelos planos regulamentados?

       
Todos os atendimentos previstos no contrato serão fornecidos no limite do Rol de Procedimentos determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Acesse o site: ans.gov.br e confira.

Quais os locais para realizar solicitação de autorização?

       
A Unimed Araruama disponibiliza o canal do WhatsApp (22) 98851-1451 (para realizar em nossa área de ação) e o atendimento presencial.

Documentos necessários para solicitar autorização:
•    Cartão da Unimed;
•    Guia/pedido do exame e/ou procedimento;
•    Documento de identificação.

Como faço para marcar uma consulta?

       

Clientes Unimed Araruama e clientes que possuem plano com outras Unimed’s, devem agendar a consulta diretamente no consultório do médico escolhido. Salvo alguma dificuldade deverá entrar em contato Central de relacionamento: 0800 97090 39.

Somente quem irá realizar o exame ou procedimento poderá solicitar autorização?

       
Não, o pedido de autorização pode ser encaminhado por qualquer pessoa, portando os documentos abaixo.

Documentos necessários para solicitar autorização:
•    Cartão da Unimed;
•    Guia/pedido do exame e/ou procedimento;
•    Documento de identificação.

Sou cliente Unimed Araruama. Como faço para utilizar meu plano quando estou fora da cidade?

       

Primeiramente é necessário que o beneficiário se certifique da abrangência do plano contratado, pois existe o plano com cobertura: Grupo de Municípios (Somente na área de ação da Unimed Araruama) Estadual (todo o Rio de janeiro) e Nacional (Brasil).
Nos casos dos planos Nacionais e Estaduais, deve-se solicitar autorização na Unimed local (cidade onde estiver), que entrará em contato conosco (Unimed Araruama) para verificar a cobertura e a carência do plano e/ou procedimento, liberando ou não a autorização.

O beneficiário deve apresentar requisição médica (em caso de exames ou realização de procedimentos), carteira do plano dentro da validade e abrangência conforme contratado e documento de identificação.
Em alguns casos, pode haver a necessidade de uma análise da auditoria médica, que verificará a pertinência do procedimento. Há outros critérios a serem respeitados, como o credenciamento do hospital e dos médicos, que será identificado por nosso setor de autorização. 

IMPORTANTE
Quando fora da área de abrangência, o beneficiário poderá acessar o site da respectiva Unimed para consultar a rede credenciada local. 
Os beneficiários que possuem plano cuja abrangência é regional têm direito a atendimento em caráter de urgência/emergência nacional, assim como os planos Estaduais.

Qual a validade da senha de autorização?

       
As senhas têm validade de 60 (sessenta) dias a contar da data de autorização pela Unimed. 

Qual a validade do pedido médico?

       
06 (seis) meses se estiver datado.

Obs: Não se aplica as Receitas médicas de medicamento controlado.

Meu médico não é cooperado e solicitou exames, como devo proceder?

       
Deverá dirigir-se a um local credenciado para estar realizando o exame com o receituário entregue pelo seu médico assistente. O mesmo deverá estar assinado e carimbado.

Como consultar nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional?

       
Para consultar com alguma destas especialidades é necessário ter encaminhamento de um médico e solicitar a autorização da primeira consulta em um de nossos escritórios (Sede ou Escritório de Apoio) junto com o cartão Unimed e documento de identificação com foto.

Qual o telefone do contato da remoção Unimed?

       
O telefone Remoção Unimed é o da central 24 horas 0800 9709039.

Quanto tempo leva para guia ser autorizada?

       
Em caso de exames simples (RX, tomografia etc...), a resposta é imediata.
Internações eletivas e alguns procedimentos que precisam passar por auditoria médica, no máximo 21 dias úteis.
 
Prazos máximos para atendimento:
Os prazos máximos para atendimento aos beneficiários dos planos de saúde são:
Serviços Prazo máximo de atendimento (em dias úteis)
Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral
ginecologia e obstetrícia
07 (sete)
Consulta nas demais especialidades 14 (catorze)
Consulta/ sessão com fonoaudiólogo 10 (dez)
Consulta/ sessão com nutricionista 10 (dez)
Consulta/ sessão com psicólogo 10 (dez)
Consulta/ sessão com terapeuta ocupacional 10 (dez)
Consulta/ sessão com fisioterapeuta 10 (dez)
Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial 03 (três)
Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial 10 (dez)
Procedimentos de alta complexidade (PAC) 21 (vinte e um)
Atendimento em regimento hospital-dia 10 (dez)
Atendimento em regime de internação eletiva 21 (vinte e um)
Urgência e emergência Imediato
Consulta de retorno A critério do profissional responsável pelo atendimento
 

IMPORTANTE saber que:



 
  1. Para ser atendido dentro dos prazos você deverá ter cumprido os períodos de carência previstos em seu contrato.
  2. Esses prazos valem para atendimento por um dos profissionais ou estabelecimentos de saúde da rede conveniada ao plano, na especialidade necessária, e não para atendimento por um profissional ou estabelecimento específico de preferência do consumidor.
  3. Após entrar em contato com médicos e estabelecimentos de saúde credenciados e não conseguir marcar o procedimento dentro do prazo máximo previsto em lei, você deverá entrar em contato com operadora do seu plano de saúde para obter uma alternativa para o atendimento solicitado.
  4. Você deverá solicitar o número de protocolo deste contato feito com a operadora como comprovante da solicitação e guardar a data deste contato.