A Unimed Araruama

Em abril de 1994, a Região dos Lagos ganhava uma nova singular: a Unimed Araruama – na época, a décima oitava do Estado do Rio de Janeiro. Na solenidade de inauguração, estiveram presente representantes de todas as demais singulares fluminenses, além de autoridades e personalidades ligadas a diversos setores profissionais.

Também presente, na ocasião, prestigiando o marcante acontecimento estava o então presidente da Unimed do Brasil, Dr. Edmundo Castilho, que falou de sua emoção ao inaugurar a "BENJAMIN" (até aquela época) das Unimeds no Estado do Rio: "O que sentimos é uma expressão real do que acontece quando se cria uma nova cooperativa e quando ela se inicia com uma sede – autêntica firmação do grupo médico determinado a se engajar e a se envolver no projeto cooperativo comunitário unimediano.

Ainda naquela oportunidade o então presidente da federação da federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Djalma Chastinet Contreiras, realçou a intrepidez dos fundadores que, "com esforço", dedicação, persistência e espírito unimediano, se colocavam à frente dos destinos da nova cooperativa.
"Em meio a dezenas de obstáculos plantados pelo caminho - muitos deles exigidos pelas autoridades governamentais, expedindo determinações disparatadas, sem qualquer correspondência com a realidade enfrentada pelas operadoras, a Unimed Araruama" - assevera o então diretor presidente Marcelo Cintra - colecionou, nesses 15 anos, uma série de conquistas bastante significativas, graças ao espírito de doação dos seus cooperados, a colaboração efetiva de seus parceiros e prestadores, a compreensão e participação de seus usuários".
"A nova pista de decolagem no rumo da excelência" -
 prossegue o diretor presidente - "está praticamente pronta, como é o caso da implantação da nova estrutura de tecnologia da informação, que vai imprimir cada vez maior rapidez no fluxo de informações, mais acessibilidade aos nossos arquivos e maior controle das etapas dos diversos processos envolvidos no dia-a-dia da singular, entre outros benefícios".

"Todo o conjunto de melhorias que estamos concretizando são uma prova viva do esforço de companheiros e funcionários abnegados, que sempre marcaram a história da Cooperativa" - conclui Marcelo Cintra.

MISSÃO

Valorizar a vida cuidando da saúde promovendo o atendimento ético com qualidade, o ato cooperativo e o bem-estar dos nossos Colaboradores.

VISÃO

Ser referência em cuidar da saúde na nossa região

VALORES

Cooperação; Ética e transparência; Compromisso com a vida; Excelência; Inovação;  Comprometimento com cooperados, colaboradores, clientes e sociedade; Sustentabilidade.

Diretores


Responsive Image

Diretor
Presidente

Dr.  João Alcino da Costa Abreu
 
 
Responsive Image

Diretor Superintendente

Dr. Victhor Barreto Nametala
 
 
Responsive Image

Diretor
Financeiro

Dr. Carlos Alberto Peixoto Figueiredo Jr
 
Responsive Image

Diretor Médico

Dr. Fabiano Louback da Silva
 
 
Responsive Image

Diretora de Mercado

Dra. Luiza Maria Quintanilha Barbosa
 
 

Conselho Fiscal


EFETIVOS

Coordenador
 – Dr. Alexandre A. D. de Oliveira
Secretário – Dr. Benevenuto de M. Soares
Secretário – Dr. Liomar Ribeiro Pen
 
SUPLENTES
Dr. Luciano Mendes Guedes
Dr. Saint Clair Pinto Coelho (Aclamado)

Início de mandato: 01/04/2022

Nossa Região


Araruama é um município brasileiro situado no interior do estado do Rio de Janeiro. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 134.293 habitantes, sendo a segunda maior população da Região dos Lagos.

O município de Araruama estende-se por uma área de 635,4 km², marcados por planícies e alguns lagos, entre os quais a Lagoa de Araruama e a Lagoa de Juturnaíba – está situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim. Geograficamente, Araruama é o maior município da Região dos Lagos.

A cidade de Araruama foi ocupada de forma intensa pelos índios Tupinambás, populações horticultoras e ceramistas de origem amazônica, que deixaram marcante presença de suas aldeias desde tempos pré-coloniais. Urnas funerárias, tigelas pintadas, além de uma grande variedade de formas cerâmicas utilitárias são exemplos do que pode ser encontrado nos diferentes sítios arqueológicos da região. As aldeias já pesquisadas, Morro Grande, em particular, com data de 2.200 anos, estão entre as mais antigas ocupações desse grupo Tupi em território nacional.

A Unimed Araruama tem muito orgulho de estar há 27 anos presente nessa região tão rica, pujante e cheia de belezas naturais, sempre investindo em saúde assistencial de alta qualidade para melhor atender aos nossos beneficiários.

Responsive Image