O que é e para que serve a Ouvidoria ?
A Ouvidoria da Unimed Araruama é um canal democrático de comunicação, em segunda instância, q ue s erve para acolher, registrar, dar andamento e responder as manifestações, de forma imparcial, que foram previamente registradas em outros canais de atendimento e o parecer (solução) não tenha atendido às necessidades ou expectativas almejadas.
As manifestações também servem como fonte de aprimoramento de processos, produtos e serviços, reduzindo litígios e aprimorando a cultura de foco no beneficiário, agregando valor à imagem da cooperativa.


Objetivo
O objetivo da Ouvidoria é atuar para que as manifestações sejam também oportunidades de melhorias e contínuo aprimoramento dos serviços prestados pela Unimed Araruama, sendo um instrumento para o fortalecimento da cidadania e do trabalho multidisciplinar, apoiado num processo educativo e propositivo.
O compromisso da Ouvidoria é ouvir, sendo o porta-voz do cliente perante à empresa, reavaliando a solução dada à manifestação de primeira instância, oferecendo um atendimento diferenciado, imparcial e transparente, com embasamento nas legislações vigentes, buscando as melhores alternativas para entender e atender as expectativas dos envolvidos, de maneira ágil e efetiva.


Prazos
O prazo de retorno das manifestações, com base na Resolução Normativa - RN 323/2013 da ANS, é de até 7 dias úteis. Buscando melhor atender seus clientes, a Unimed Araruama se propõe a atender as manifestações em até 5 dias úteis.
Contudo, se a demanda for de maior complexidade, é facultada a prorrogação do prazo para até 30 dias úteis, devendo sempre ser pactuada com o manifestante.
As solicitações de reanálises assistenciais previstas na Resolução Normativa - RN 395/16 da ANS, apreciadas pela Ouvidoria, respeitarão os prazos previstos nos moldes da Resolução Normativa - RN 259/11 da ANS.

Preencha o formulário para falar com a Ouvidoria.