Perguntas Frequentes

ONDE POSSO TIRAR MINHAS DÚVIDAS SOBRE TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS PELA UNIMED BLUMENAU?

Disponibilizamos nossa Política de Privacidade, onde esclarecemos o tratamento de dados pessoais e sensíveis pela Unimed Blumenau e suas unidades. Possuímos um profissional específico para tirar suas dúvidas, através de telefone (47 3331 8535) ou e-mail (lgpd@unimedblumenau.com.br). Além desse contato, possuímos em nosso site um menu exclusivo para a LGPD. Clique aqui para acessar.

O QUE É COBERTURA PARCIAL TEMPORÁRIA (CPT)?

É a suspensão, pelo prazo máximo de 24 meses, da cobertura de eventos cirúrgicos, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade, relacionadas às doenças e lesões preexistentes.

O QUE SIGNIFICA CARÊNCIA?

É o período para começar a usar o plano. O período de carência é contado a partir da inscrição do beneficiário no plano.
Você pode identificar os prazos de carência no seu contrato ou pode entrar em contato com o nosso SAC através do 0800 6470 026.

COMO PROCEDER QUANDO NÃO ESTOU NA ÁREA DE COBERTURA DO MEU PLANO DE SAÚDE?

  • Contratos Unimed Blumenau com cobertura no Grupo de Municípios: permitem agendamentos na rede credenciada e cooperada apenas nas seguintes localidades: Blumenau, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
  • Contratos Unimed Blumenau com cobertura Estadual: permitem agendamentos na rede credenciada e cooperada Unimed de todo Estado de Santa Catarina. Exceto Clínicas e Hospitais de Alto Custo e Tabela Própria.
  • Contratos Unimed Blumenau com cobertura Nacional: permitem agendamentos na rede credenciada e cooperada Unimed de todo o Brasil. Exceto Clínicas e Hospitais de Alto Custo e Tabela Própria.
Atenção!
Nas situações em que você estiver fora da área de abrangência geográfica de seu plano, haverá apenas o atendimento de urgência ou emergência quando necessário, de acordo com a informação constante no verso do seu cartão Unimed. Em caso de dúvidas ligue para o nosso SAC: 0800.6470026.

CASO ALTERE MEU ENDEREÇO, PRECISO AVISAR A UNIMED?

Sim, conforme se comprometeu no momento da contratação, sempre que ocorrer qualquer mudança em suas informações cadastrais, tais como, mudança de endereço, telefone, e-mail, estado civil, documentação e outros, a Unimed Blumenau deve ser informada.

Nos casos de planos empresariais, é possível solicitar a alteração diretamente na Operadora.. Para os planos particulares, entre em contato com o nosso SAC através do 0800 6470 026 ou dirija-se até a Unimed Blumenau.

COMO DEVO PROCEDER SE EU PERDER MEU CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO UNIMED?

O seu cartão magnético Unimed é uma garantia de que você está sempre bem protegido. Por isso, tenha-o sempre com você para apresentá-lo em todo o atendimento que for realizar através de seu plano da Unimed acompanhado de um documento com foto.

Recomendamos alguns cuidados necessários para o bom funcionamento dele: evite sujar, riscar a tarja magnética, expor ao sol, molhar ou colocar o cartão em contato com aparelhos eletrônicos.
 
Ocorrendo o extravio de seu Cartão de Identificação, comunique o fato à Unimed através dos nossos canais de atendimento SAC: 0800 6470 026.
Caso seu plano seja Empresarial é necessário que comunique este fato à Empresa para receber as orientações de como solicitar uma segunda via.

QUAIS OS TIPOS DE ACOMODAÇÃO?

Cada tipo de plano possui uma acomodação específica, você pode identificar diretamente no seu contrato ou no seu cartão de beneficiário.

Apartamento: é uma acomodação individual em apartamento standart com banheiro privativo e com direito a um acompanhante.

Enfermaria: é uma acomodação coletiva em enfermaria, com direito a um acompanhante quando se tratar de pacientes menores de 18 anos e a partir de 60 anos, segurados pelos estatutos da criança e do adolescente e do idoso.

O QUE É ROL DE PROCEDIMENTOS?

É uma lista de procedimentos médicos (exames, cirurgias, tratamentos etc.) que serve como referência básica para cobertura assistencial aos planos regulamentados pela lei 9656/98 conforme cada modalidade de plano de saúde.

O cliente sempre que quiser poderá consultar este ROL no sítio da ANS em www.ans.gov.br e conferir o que seu plano deve cobrir.

PODE HAVER LIMITE DE CONSULTAS?

Um médico dedica tempo à saúde de muitas pessoas.
Quando marcar uma consulta ou exame, se programe e, se não puder ir desmarque com antecedência. Se todos fizerem isso, o atendimento ficará mais fácil e rápido.

A Lei 9.656/98 estabelece que não haja limitação para número de consultas médicas em clínicas básicas ou especializadas.
Se o seu plano possui cobrança de coparticipação é importante estar atento.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?

Atendimento de emergência: São os que implicam em risco eminente de morte, lesões irreparáveis para o paciente, constatado em declaração do médico assistente;

Atendimento de urgência: São os resultantes de acidentes pessoais decorrentes de fatores externos que causam lesão física não decorrente de problema de saúde e nos casos de complicações no processo gestacional.

O PLANO DE SAÚDE COBRE TRANSPLANTES?

Os planos Referência (regulamentados pela lei 9656/98), possuem cobertura assegurada para o transplante de rim, córnea e medula óssea nos moldes descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde vigente, bem como as despesas necessárias à realização do transplante, incluindo:
 
  • Despesas assistenciais com doadores vivos;
  • Medicamentos utilizados durante a internação;
  • Acompanhamento clínico no pós-operatório imediato e tardio, exceto medicamentos de manutenção;
  • Despesas com captação, transporte e preservação dos órgãos, na forma do ressarcimento ao SUS.
O paciente candidato ao transplante de rim ou córnea proveniente de doador cadáver, deverá obrigatoriamente, estar inscrito em uma das Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), integrando a fila única nacional, coordenada pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT).

O QUE SÃO DOENÇAS E LESÕES PREEXISTENTES?

São doenças e lesões que o cliente saiba ser portador já no momento da contratação ou adesão ao plano de saúde.

O QUE É DECLARAÇÃO DE SAÚDE?

É o formulário preenchido pelo cliente no momento da adesão ao plano de saúde. Contém diversas informações relacionadas a saúde do beneficiário.

O QUE É PERÍCIA MÉDICA?

É o procedimento investigativo (exame clínico, laboratorial, etc) realizado por profissional da área médica com o intuito de constatar o estado físico ou mental do cliente/beneficiário.

O QUE É ENTREVISTA QUALIFICADA?

É a oportunidade em que o consumidor será orientado por um médico para o preenchimento da declaração de saúde, podendo ser complementada com exames ou perícia médica.

O QUE É PLANO REFERÊNCIA?

É o plano instituído pela Lei nº9656/98, art. 10, sendo aquele que cobre todos os procedimentos médicos de ambulatório e internação, incluindo parto.

O QUE SÃO ÓRTESES E PRÓTESES?

Órteses são dispositivos mecânicos aplicados sobre segmentos corporais para oferecer-lhes apoio ou estabilidade, prevenir ou corrigir deformidades e permitir ou facilitar sua função, necessária durante o ato cirúrgico.
 
Próteses são as peças artificiais empregadas em atos cirúrgicos, em substituição parcial ou total de um órgão ou membro, reproduzindo sua forma e/ou função.

PRECISO CUMPRIR CARÊNCIA QUANDO SOLICITO ALTERAÇÃO NO TIPO DE ACOMODAÇÃO DO MEU PLANO?

Sim, pois alterar o tipo de acomodação é optar por uma nova cobertura. Ou seja, caso haja necessidade de internação neste período de carência, a acomodação será em enfermaria até o cumprimento do período total de carência. Para os demais procedimentos, não há alteração.

PARA QUE SERVE A CENTRAL DE AGENDAMENTO?

Este serviço prestado pela Central de Agendamento através do telefone 3331.8550 prioriza auxiliar os clientes no agendamento consultas e exames. A Central de Agendamento não consegue antecipar consultas já agendadas com médico determinado pelo cliente, realizar encaixes ou abrir horários em agendas.

Caso precise realizar um agendamento médico consulte nosso Guia Médico Online (www.unimedblumenau.coop.br), para obter os contatos dos nossos cooperados/credenciados, caso não consiga atendimento com estes profissionais, consulte a nossa Central de Agendamento através do telefone  3331.8550, vamos auxiliar no agendamento com médicos da especialidade solicitada.

EXISTE UMA REGULAMENTAÇÃO PARA OS PLANOS DE SAÚDE?

Sim, a Lei 9656/98 regulamenta os serviços oferecidos pelo segmento de saúde suplementar.