Programas e Projetos

Sempre atenta à comunidade local, a Unimed Blumenau expressa continuamente o seu interesse em atuar em prol do desenvolvimento sustentável, além de  despertar o interesse dos cooperados, clientes e colaboradores para as questões de sustentabilidade, engajando-os em ações que promovam a solidariedade, o bem-estar, a qualidade de vida, melhorias no meio ambiente, economia financeira da organização, integração, liderança e intercooperação, entre outros. 

Programa de Voluntariado: 

Com a perspectiva de desenvolver a intercooperação, a solidariedade, liderança e compartilhamento de experiências, o programa busca desenvolver ações que beneficiem a comunidade local, envolvendo colaboradores e cooperados que queiram atuar como voluntários.

Algumas ações passaram a fazer parte do calendário anual do Programa:
 
  • Campanha de Doação de Sangue e Cadastramento de Medula Óssea;
  • Campanha de Arrecadação de  Mantas, Cobertores e Agasalhos;
  • Campanha Eu Ajudo na Lata;
  • Campanha  Eu ajudo os Pet´s;
  • Campanha Descarte de Material de Escritório;
  • Adoção de Cartinhas de Natal.

Programa Consumo Consciente: 

Minimizar impactos negativos, reduzir custos e promover o cumprimento legal são os objetivos do Programa Consumo Consciente, para os quais a atuação e parceria dos colaboradores é indispensável. Desta forma, a Cooperativa desenvolve ações de engajamento e comunicação instigando a reflexão como:
 
  • Participação na Hora do Planeta;
  • Participação no Comitê do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde;
  • Campanha de Redução de Consumo de Água e Energia;
  • Campanha de Descarte de Eletrônicos;
  • Logística reversa das carteirinhas do plano e crachás dos colaboradores descartadas.
Por meio do Programa também são doados materiais em desuso da organização para instituições que necessitem destes, contribuindo com o desenvolvimento local e na redução dos impactos ambientais.

Programa de Inclusão: 

Com foco na sensibilização para o processo de inclusão, promove ações que ofereçam equidade nas relações e oportuniza melhores acessos de inclusão das pessoas com deficiência nos estabelecimentos da Unimed Blumenau, sejam estes fornecedores, quadro de colaboradores, cooperados ou clientes. 

O Programa de Inclusão conta com ações de acompanhamento de colaboradores PCD´s e seus líderes, identificação de oportunidades de melhorias de acessibilidade estruturais e melhorias de desenvolvimento profissional, além da ampliar a sensibilização para todos os colaboradores e cooperados.

Programa Esporte Comunitário: 

Desenvolvido em parceria com a APESBLU (Associação de Paradesporto de Blumenau) busca propiciar a inclusão de pessoas deficientes, em especial crianças e adolescentes, nas atividades esportiva. Para isso, são oferecidas 10 modalidades paraolímpicas, distribuídas em 62 polos descentralizados, de forma a contemplar todas as áreas geográficas do município de Blumenau

A Unimed Blumenau tem papel ativo nesse projeto, patrocinando através de recursos pré acordados anualmente, formação para os professores, compra de materiais esportivos e/ou uniformes. 

Todo esse esforço realizado em 2020, com mais de 500 paratletas inscritos, tornou Blumenau abrigo de um dos 14 Centros de Referência Paraolímpicos do CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro).

Programa Viver Bem na Escola: 

Esse programa, atualmente realizado dentro de escolas públicas da região, visa promover ações educativas em prol da promoção de hábitos de saúde, higiene e qualidade de vida de crianças e adolescentes. Para isso, anualmente são definidos temas sobre saúde, higiene, alimentação, consumo consciente e valores humanos.

Projeto de Sensibilização para a Sustentabilidade:

O Projeto busca, por meio de comunicações interna e  publica, que cada vez mais cooperados, colaboradores e clientes se interessem para as questões de sustentabilidade do planeta, trazendo reflexões e informações a respeito de seus conceitos, compromissos e o papel de cada um na busca para um futuro mais sustentável.