Relatório de Transparência Salarial

A Lei de Igualdade Salarial n° 14.611/2023, que acaba de ser regulamentada e entre em vigor neste dia 30, foi elaborada com o propósito de corrigir distorções históricas na remuneração entre homens e mulheres no Brasil.

De acordo com a nova Lei, as informações sobre a situação de cada CNPJ com mais de 100 colaboradores devem ser divulgadas a cada seis meses. Na Unimed Blumenau temos três unidades de negócio com esta característica: HUC, Operadora e PA.

Os relatórios que serão publicados semestralmente a partir de agora demonstram a comparação objetiva entre salários, remunerações, aviso prévio indenizado, comissões, pagamento de horas extras, insalubridade, adicionais, e a proporção de ocupação de cargos.

Analisando nossos dados entendemos que temos uma situação muito melhor do que a média porque temos uma cultura que acredita na diversidade e na inclusão e atua sem qualquer distinção remuneratória quanto a idade, cor, raça, etnia, gênero ou deficiência. De forma transparente, a cooperativa dispõe de uma Política Salarial desde junho de 2016, disponível a todos os colaboradores no sistema Tasy – DIR 005, a qual passa anualmente por revisões com base nas tendências do mercado. Esta política tem por objetivo:
  • Estabelecer critérios e procedimentos quanto a administração salarial, criação e alterações de cargos;
  • Orientar as ações das lideranças na gestão de carreira e remuneração dos colaboradores, assim como os programas e processos da área de gestão de pessoas relacionados a este assunto;
  • Alinhar as iniciativas relacionadas a carreira e a remuneração com a estratégia e valores da empresa;
  • Definir uma estratégia salarial visando manter o equilíbrio dos salários internos com a tendência central do mercado, respeitando o equilíbrio financeiro da organização e as estratégias de atração e retenção;
  • Reconhecer a capacitação profissional e o desempenho de seus colaboradores de acordo com a sua contribuição efetiva para os resultados da Unimed Blumenau.
Confira o relatório na íntegra: