Compliance

Estar em compliance significa fazer o que é certo, por disposição legislativa e por princípios e valores éticos, assegurando o cuidado com a marca e a reputação da organização.

O compliance tem como missão, portanto, zelar para que medidas e  procedimentos internos de mitigação de riscos sejam adotados em todos os setores e departamentos, visando:
 
  • Cumprir e executar adequadamente regramentos;
  • Estar em conformidade com normas e regulamentos internos e externos;
  • Observar a legislação e demais orientações de órgãos reguladores da atividade empresarial ou aos quais esteja vinculada a entidade ou organização.
 

Benefícios de estar em compliance


Além de acompanhar e analisar o nível de conformidade da cooperativa e suas atividades desempenhadas, cumprindo normas e diretrizes aplicáveis ao âmbito corporativo e ao Sistema Unimed, o Compliance também traz vantagens como:
  • Transparência e ética;
  • Parcerias íntegras;
  • Credibilidade;
  • Vantagem competitiva;
  • Redução do risco de fraudes internas.
Cada empresa é única em sua essência. Estar em compliance significa fazer o que é certo, por disposição legislativa e por princípios e valores éticos. Assegura o cuidado com a marca e reputação da organização.
 

Canal de Conduta


Um dos pilares da implementação do Programa de Compliance é a criação de um canal para recebimento de relatos de inconformidade. 

O nosso é chamado de Canal de Conduta, sendo uma plataforma externa, independente e sigilosa.

O canal é destinado para relatos de inconformidade com legislação, normas ou boas práticas. Os relatos poderão acontecer de três formas: anônima, sigilosa ou identificável.

Gestão de Riscos

O que é risco?


O risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto. Usam-se os termos "ameaça" para descrever eventos incertos com impacto negativo nos objetivos e "oportunidade" para descrever eventos incertos com impacto positivo, caso ocorra qualquer deles. O efeito combinado dos riscos para um conjunto de objetivos é a exposição ao risco, sendo esta uma medida do risco suportado por aquela parte da organização, naquele dado momento.
 

O que é o gerenciamento de riscos?


A gestão de risco é o conjunto de atividades coordenadas que têm o objetivo de gerenciar e controlar uma organização em relação a potenciais ameaças, seja qual for a sua manifestação. Isso implica no planejamento e uso dos recursos humanos e materiais para minimizar riscos ou então, tratá-los.

Gerenciar riscos significa identificar situações que afetam os negócios com uma previsão tecnológica, financeira e cronológica antes que elas aconteçam, otimizando o capital da empresa. No processo de análise dos riscos, os riscos potenciais são documentados por um Dicionário de Riscos Corporativos, onde são classificados e categorizados em uma linguagem comum, considerando as características do negócio da Unimed Blumenau, sendo Riscos Estratégicos, Riscos Financeiros, Riscos Operacionais, Riscos Regulamentares e Riscos Cibernéticos.