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ACOLHIMENTO

Ouvidoria Unimed Botucatu
Texto: Solange Serafim
        09 de fevereiro, 2024
A Unimed Botucatu possui um setor inteiro voltado para as necessidades dos beneficiários/pacientes, que se mantem em constante atualização e aprimoramento. Trata-se da Ouvidoria.
O trabalho em janeiro de 2024 foi intenso e já rende bons frutos.
Coordenada por Tais Lacerda, sob a supervisão do médico ouvidor, Dr. Osiris Esteves Pinto, a Ouvidoria visitou o Procon na cidade de Botucatu. “Nossa intenção é estreitar os laços de comunicação com o órgão, que tem como objetivo equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores”, explicou Tais.
Durante a visita, além da troca de contatos habitual, também foram discutidas situações em que os consumidores de plano de saúde podem recorrer à Ouvidoria e ao Procon.
“A Ouvidoria da Unimed Botucatu considera essencial estabelecer esse relacionamento para melhor atender nossos beneficiários”, finalizou a Ouvidora. 
Vanessa Koxny e Taís Lacerda (em pé, de cracha), da Ouvidoria Unimed Botucatu,
com a equipe do Procon, coordenada por Márcio Cesar Lopes da Silva.

Vanessa Koxny, Dr. Osiris E. Pinto,
Pedro Paes e Dr. Higor Pavoni  - LGPD –
e Tais Lacerda.
LGPD – Ainda no primeiro mês do ano, a Ouvidoria da Unimed Botucatu promoveu uma palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ministrada pelo Dr. Higor Alexandre Pavoni Gomes, médico responsável pela área na singular. 
Aberto a todos os colaboradores , o trabalho teve como objetivo fortalecer a conscientização sobre a LGPD na área da saúde.
A LGPD entrou em vigor em 2020 e é responsável por regular a proteção de dados no território nacional, disciplinando como as organizações públicas e privadas devem captar, manter e usar os dados pessoais de seus usuários, estabelecendo critérios mínimos de segurança da informação, bem como, os meios de fiscalização para garantir sua efetividade.
O Dr. Higor informou que esse trabalho terá continuidade com a realização de outras palestras para capacitação e atualização de todo o quadro funcional da Unimed Botucatu.

Multiplicação - 
Para desempenhar melhor suas funções, a Ouvidoria também realizou a primeira reunião de multiplicadores, com colaboradores da Operadora, do Complexo Hospitalar e demais serviços próprios da Unimed Botucatu.

O grupo será responsável por disseminar o papel e a forma de trabalhar da Ouvidoria e também por informar e estimular o uso dos canais de comunicação disponíveis.
Inicialmente 50 colaboradores foram selecionados como multiplicadores.

Ouvidoria - a Ouvidoria tem por objetivo acolher as manifestações dos beneficiários, tais como elogios, sugestões, consultas e reclamações, de modo a tentar resolver conflitos que surjam no atendimento ao público, e subsidiar o aperfeiçoamento dos processos de trabalho da Cooperativa, buscando sanar eventuais deficiências ou falhas em seu funcionamento.