Canais de Atendimento e Facilidade de acesso

Escolha uma opção abaixo:

Acesse também 

A Unimed conta com diversas opções para facilitar a comunicação entre você e a Cooperativa. Confira nossos extratos de contas e demonstrativos, escolhendo a opção adequada para o seu perfil.

Desafio Mude 1 Hábito!

Notícias

Voltar Campanha março amarelo e lilás é destacada pela Unimed Caçador

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Campanha março amarelo e lilás é destacada pela Unimed Caçador

A Unimed Caçador reforça no mês de março, orientações sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose
        22 de março, 2024
A Unimed Caçador reforça no mês de março, orientações sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose, doenças que afetam particularmente as mulheres, dentro da campanha nacional março amarelo e lilás.
A médica ginecologia, Dra. Lina Rigodanzo Marins, cooperada Unimed Caçador destaca que para aumentar a proteção contra o câncer de colo de útero é necessário ampliar a cobertura vacinal contra o HPV. A vacinação contra o HPV no Brasil é disponibilizada gratuitamente para meninas e meninos entre 9 e 14 anos no SUS e na rede privada, para pessoas de até 45 anos. “A vacina é uma medida de proteção de extrema importância”, comenta.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), indicam que no ano de 2022, cerca de 970 tiveram câncer de colo de útero detectados em Santa Catarina. Esse câncer é causado por infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
Além disso, o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.
Sobre os casos de endometriose, a médica orienta que as mulheres precisam ficar atentas aos sintomas. Segundo ela, a dor precisa ser observada e conforme o caso, a situação deve ser discutida com o médico.
Os principais sintomas da endometriose são: dor intensa em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais; dor durante as relações sexuais; dor e sangramento ao urinar e evacuar, especialmente durante a menstruação; fadiga; diarreia; dificuldade de engravidar. “O importante é buscar atendimento, para que o diagnóstico seja realizado o mais breve possível e que o tratamento seja iniciado. Todos os exames indicados para a detecção da doença estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS)”, orienta.




Saiba mais
Endometriose, Março Amarelo: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil. A endometriose é uma doença comum e benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo.

Câncer de útero, Março Lilás: O câncer de útero, segundo dados oficiais, é a terceira doença mais frequente entre a população feminina no Brasil, atrás do câncer de mama e de colorretal. Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha Março Lilás tem como intuito conscientizar a população sobre a prevenção e no enfretamento do câncer de colo do útero, que ocupa a 4ª causa de morte de mulheres.