Responsive Image
Responsive Image
Responsive Image
Responsive Image
Responsive Image

Governança Corporativa

Segundo o IBGC – Instituto brasileiro de Governança Corporativa.
        05 de agosto, 2022
“Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. ”

Para Unimed Caratinga, Governança Corporativa é o conjunto de mecanismos e controles, internos ou externos, que permitem aos Agentes de Governança (Cooperados, Conselhos e Executivos) estabelecer e assegurar a execução de objetivos, garantindo aplicação dos princípios cooperativistas e as melhores práticas de gestão. 

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

As cooperativas são parte relevante da economia brasileira e a adoção de práticas de governança pode contribuir para aprimorar sua administração e os relacionamentos entre todos os agentes desse sistema (cooperados, administradores, funcionários e a sociedade), reduzindo possíveis conflitos e riscos inerentes a esse tipo de organização.


Órgãos de Governança Corporativa da Unimed Caratinga

Assembleia Geral

É a principal instância dos médicos cooperados. Nas Assembleias são eleitos os agentes de governança e apresentados os principais projetos da cooperativa e realizadas as deliberações em conjunto. A Assembleia é a principal representação da governança corporativa.

Conselho de Administração

Sua função é a de tomar decisões sobre a condução dos negócios certificar do retorno do investimento a longo prazo, bem como a maximização dos resultados e a sustentabilidade da cooperativa.

Conselho Fiscal

Tem como missão, fiscalizar a gestão, as operações financeiras e a prestação de contas, recomendando ou não sua aprovação pela Assembleia Geral.

Diretoria Executiva

Responde, de forma colegiada, pela gestão e pelo alcance dos resultados, seguindo as diretrizes do Conselho de Administração e as deliberações da Assembleia Geral.

Estrutura Organizacional

Os princípios de boa de governança refletem a estrutura organizacional da Unimed de Caratinga.