Unimed Caruaru

Previous Next

Nossa História

No dia 16 de novembro de 1989, às 21h30, na sede da Sociedade de Medicina de Pernambuco (Regional de Caruaru), nascia a Unimed Caruaru. Na época, era um grupo de 24 médicos formando a cooperativa e, marcando ali, a trajetória do melhor plano de saúde do interior do Estado. Além disso, a cooperativa possui nos seus serviços próprios, Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Especialidades Médicas, Ambulatórios, Clínica de Fisioterapia, Unimed Pleno (serviço de atenção integrada à saúde), Medicina Preventiva, Centro de Oncologia, Unidades de Pronto Atendimento, Atendimento e Assistência Domiciliar e todo o suporte tecnológico e inovador exclusivo do Hospital Unimed Caruaru, que possui UTI pediátrica, UTI Geral, UTI Móvel, Urgência e Emergência.

Tudo começou quando os médicos decidiram se reunir, em Assembleia, para, nos termos da Lei 5471/71, constituir a cooperativa. Os 24 primeiros médicos foram: Dr. Valter Nogueira Ferraz Torres, Dr. Aníbal Cantarelli Neto, Dr. Manoel Afonso Porto Neto, Dr. Fernando Antônio da Silva, Dr. João Evangelista Torres Montenegro, Dr. Manoel Florêncio Montenegro, Dr. João Farias Neto, Sônia Lemos Costa, Dr. Walter Lira Lins, Dr. Edilson Lira Vasconcelos, Dr. Lúcio Otávio Castro de Morais, Dr. José Martins Barreto, Dr. José Amadeu da Silva, Dr. Antônio de Souza Cavalcanti, Dr. Xisto Zeno de Valones, Dr. Paulo Roberto, Dr. Paulo André Porto, Dr. Frederico Fernando Laurindo Araújo, Dr. Francisco Salviano de Macêdo, Dr. Abdísio de Araújo Lemos, Dra. Carmen Dolores de Melo Farias, Dr. Gileno Alves de Arruda, Dr. Guido Flávio e Silva e Dr. José Erton Tabosa de Assis. Naquela mesma Assembleia foi realizada a eleição para os cargos sociais. O presidente eleito foi Dr. Valter Nogueira Ferraz Torres que ficou no cargo até o ano de 2004.

Na linha do tempo, presidiram a Unimed Caruaru Dr. Paulo Amorim (2005 a 2010), Dr. Pedro Melo (2010 a 2016), Dra. Nadyvan Queiroz (2017 a 2021) e Dr. Pedro Melo retomou à presidência em 2021.

Os primeiros passos da cooperativa estão marcados por uma busca aguerrida para ocupar o espaço e mostrar a força da Unimed.

A Unimed Caruaru funcionou, nos primeiros meses, na Sociedade de Medicina. Mas a primeira Sede Administrativa oficial, em 1990, foi instalada em uma casa ainda alugada, no centro da cidade. Depois de cinco anos, em 1995, a cooperativa adquiriu sede própria, no Bairro Maurício de Nassau. Na época, a Unimed Caruaru comemorava os primeiros 7 mil clientes. No mesmo ano, também foi criado o primeiro ponto de atendimento ao cliente, com a Uniclínica. No ano seguinte, 1996, a Unimed Caruaru conseguiu ampliar os serviços de saúde e adquiriu uma UTI Móvel, feito inédito para o interior do Estado.

Em 1998 foi lançada a pedra fundamental do Hospital Unimed Caruaru (HUC). Na época, a marca de clientes já superava 23 mil vidas. O HUC foi entregue no dia 03 de fevereiro de 2002.

Atualmente, o Hospital Unimed Caruaru, é o único do interior de Pernambuco com acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), que reforça o quanto atende os requisitos da qualidade assistencial de saúde e segurança do paciente.  

O HUC passou por inúmeras ampliações ao longo do tempo. Em 2021 entregou aos clientes o Espaço Canguru, que dispõe de 4 novos leitos para pacientes da Neonatal e, inaugurou ainda uma UTI Geral que ampliou a oferta para 20 leitos, dois deles de isolamento de contato, com possibilidade de aumentar os isolamentos para 6 leitos Covid, se necessário. Ainda em dezembro, a Unimed Caruaru inaugurou a UTI pediátrica. Um aparelho que dá suporte médico de excelência para os pacientes. A ala possui 8 leitos de UTI com tecnologia de ponta e uma estrutura com banheiros exclusivos, camas hospitalares modernas, televisores, armários, ar-condicionado e todo conforto possível para as crianças e acompanhantes receberem um serviço humanizado.

O HUC ganhou ainda, um espaço exclusivo para eventos e descompressão dos cooperados.  A estrutura compreende uma área de 700m², contempla ala de jogos, salão de eventos e área destinada à leitura.

A Unimed Caruaru é considerada uma das maiores cooperativas médicas do agreste pernambucano com 478 médicos cooperados e 68 mil clientes.

Fazemos parte do maior sistema de cooperativas de saúde do mundo

A Unimed acredita na sinergia, na singularidade, na interdependência e na união, ampliando seu papel no mundo por meio do comprometimento com as transformações sociais.
Foi o propósito de cuidar da saúde das pessoas que impulsionou a união de médicos e criou um sistema com um jeito de cuidar muito especial: o Jeito de Cuidar Unimed, que busca inovação e melhorias contínuas para fazer o cuidado ser percebido por todos os nossos públicos e pela sociedade.