Notícias da Unimed Centro Sul Fluminense

Voltar Unimed Centro Sul Fluminense realiza treinamento sobre Cuidados Paliativos

Unimed Centro Sul Fluminense realiza treinamento sobre Cuidados Paliativos

Professor Alexandre Ernesto Silva ensinou sobre a boa prática da paliação
        07 de fevereiro, 2023
Respeitar a dignidade e autonomia dos pacientes, proporcionando qualidade de vida para os doentes e familiares são princípios que devem nortear o cuidado da saúde. Por isso, nos dias 01 e 02 de fevereiro, a Unimed Centro Sul Fluminense promoveu um treinamento sobre Cuidados Paliativos para colaboradores, parceiros e profissionais de saúde da região. O treinamento foi ministrado pelo Professor Alexandre Ernesto Silva, doutor em Cuidados Paliativos, pesquisador da FIOCRUZ e fundador e líder do Projeto "Comunidades Compassivas em favelas no Brasil". Cerca de 90 participantes se reuniram no auditório da cooperativa para aprender sobre a boa prática da paliação.
 
Da esquerda para a direita: Aline de Almeida Melo, enfermeira; Dr. Sebastião Carlos 
Lima Barbosa, Presidente da UCSF; Prof. Doutor Alexandre Ernesto Silva, especialista
em Cuidados Paliativos e Dr. Gilson de Souza Lima, Vice-presidente da UCSF
O vice-presidente da cooperativa, Dr. Gilson de Souza Lima, abriu o evento reforçando o comprometimento da Centro Sul Fluminense sobre a importância da dignidade humana diante da finitude da vida e na formação de profissionais capacitados para atender pacientes portadores de doenças graves. Cuidado Paliativo é uma abordagem de cuidados que atua nas dimensões física, emocional, familiar, social e espiritual. Todos os pacientes que têm doenças graves que ameacem a continuidade da vida, assim como seus familiares, podem se beneficiar de uma equipe de Cuidados Paliativos. 



Há muitos mitos que envolvem o tema, portanto é necessário esclarecer que o Cuidado Paliativo tem o objetivo de promover o controle de sintomas, cuidar do sofrimento e oferecer escuta qualificada para o doente e familiares. Cuidado Paliativo não significa morte certa ou abandono do tratamento, mas sim um alívio para os sofrimentos gerados por condições de saúde. Ele tem como objetivo o alívio e a prevenção do sofrimento que acontece na evolução do adoecimento e no processo de morte, para que o doente possa viver com plenitude até seu último instante.



A Unimed Centro Sul Fluminense planeja implementar um programa de Cuidados Paliativos ainda no primeiro semestre de 2023, respeitando a dignidade e autonomia dos paciente por meio de uma equipe multiprofissional e qualificada.



 
Não há configuração de filtros.
 

Assuntos