Notícias

Voltar Novas regras para solicitação de reembolso de serviços executados por profissionais de saúde

Novas regras para solicitação de reembolso de serviços executados por profissionais de saúde

        05 de fevereiro, 2025

Em atendimento à Instrução Normativa nº 2.240 da Receita Federal do Brasil, que tem como finalidade o Recibo Eletrônico de Serviço de Saúde como documento hábil à comprovação de despesas com saúde, o processo de reembolso de prestação de serviços de saúde passou a seguir novas regras, desde janeiro de 2025.

Esta Instrução Normativa dispõe sobre o Recibo Eletrônico de Serviços de Saúde - Receita Saúde, documento hábil à comprovação de despesas com saúde.

 

O que muda?

Recibo e Nota Fiscal de Pessoa Física: Com a mudança, desde 01/01/2025 todos os prestadores de serviços de saúde pessoa física, referidos na IN Nº 2.240/24, devem obrigatoriamente emitir além da nota fiscal, o recibo de forma digital, por meio do aplicativo Receita Saúde.

 

Para quem é obrigatório, de acordo com a IN Nº 2.240/24?

O Receita Saúde pode ser emitido somente por profissional de saúde pessoa física com registro regular perante o respectivo conselho profissional.

É obrigatória a emissão do Receita Saúde no momento do efetivo pagamento, relativo à prestação de serviços de saúde, pelos seguintes profissionais:

  • Médicos;
  • Fisioterapeutas;
  • Dentistas;
  • Fonoaudiólogos;
  • Psicólogos;
  • Terapeutas Ocupacionais. 

 

O que deve constar no recibo para ser aceito?

Para garantir que o pedido de reembolso seja aceito e processado corretamente, o novo recibo, emitido no novo Sistema da Receita Federal, precisa conter informações específicas:

1. Dados do paciente (nome e CPF);

2. Descrição detalhada do serviço de saúde realizado;

3. Identificação do prestador de serviços de saúde (nome, CPF e registro no conselho profissional);

4. Valor total pago pelo serviço de saúde;

5. Dados do responsável pelo pagamento (nome e CPF).

 

ATENÇÃO!
Os beneficiários devem solicitar o recibo da Receita Federal e a nota fiscal para garantir que o seu pedido de reembolso seja analisado de forma mais eficiente.

 

Assuntos