https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Palestra sobre conscientização do “Dia Mundial sem Tabaco”, alerta jovens sobre os malefícios do fumo

Unimed Dourados realizou palestra para jovens da escola Presidente Vargas e ação na sede da cooperativa no dia mundial sem tabaco.
        05 de junho, 2023
A Unimed Dourados realizou, no último dia 30 de maio, palestra de conscientização sobre o Dia Mundial sem Tabaco, no auditório da Escola Estadual Presidente Vargas. Estavam presentes mais de 200 adolescentes das séries finais dos Ensinos Fundamental e Médio da escola.
A apresentação foi conduzida pelos profissionais da Medicina Preventiva da cooperativa, o Psicólogo Paulo Emerson F. Bezerra CRP 14/08942-7 e a Nutricionista Taís Marina F. Campos CRN3-42725. O objetivo era e orientar sobre todos os malefícios causados pelo consumo de tabaco e suas diferentes formas de comercialização.  
“Sabemos que hoje, além dos cigarros tradicionais, temos os narguilés e os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) conhecidos como “pen-drives”, que mesmo com sua comercialização proibida no país, acabou virando moda entre jovens e adolescentes em todo o Brasil, e causam muitos malefícios para a saúde. Essa palestra visa conscientizar para os perigos e danos causados pelo cigarro. Importante os jovens entenderem que o cigarro causa dependência química e que as substâncias liberadas por esses produtos são causadoras de doenças como o câncer, que mata milhões todos anos em todo o mundo. Prevenção e informação são os melhores remédios para evitar o vício”, esclareceu o Psicólogo da Unimed.
Ação de Conscientização
O programa Viver Bem da Medicina Preventiva, também realizou, no dia 31 de maio, ação de conscientização para o “Dia Mundial Sem Tabaco”.
Foi montado em frente à sede da Unimed Dourados um estande, onde foram distribuídos folhetos educativos sobre o tema e dicas de hábitos saudáveis.
Com a frase “Troque seu cigarro por uma Maça”, para quem passava pelo local era oferecida uma troca do cigarro (físico ou simbólico) por uma maçã.
“O objetivo da iniciativa foi ampliar o nível de conscientização sobre os malefícios provocados pelo tabagismo, promovendo ações que levem os fumantes (ativos e passivos) a refletirem sobre esse vício que provoca milhares de mortes. A maçã foi utilizada como um símbolo de alimentação saudável, pois a fruta concentra excelentes antioxidantes, que ajudam o organismo, por exemplo, a eliminar a nicotina”, explicou Tais Marina, Nutricionista do programa de Medicina Preventiva da Unimed Dourados.
Data
Comemorado em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes causadas pelo uso do tabaco. O cigarro mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo.