Noticias Unimed Dourados

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Dourados promove 1º Café Científico em prol ao mês de conscientização sobre o Autismo.

No último dia 16 de abril aconteceu no Auditório da Unimed Dourados, o 1º Café Científico - Diagnóstico e Tratamento TEA (Transtorno do Espectro do Autista).
Texto: Clovis
        28 de abril, 2023
No último dia 16 de abril aconteceu no Auditório da Unimed Dourados, o 1º Café Científico - Diagnóstico e Tratamento TEA (Transtorno do Espectro do Autista).
A palestra contou com orientação técnica dos especialistas na área Dra. Morgana Martins e Dr. Emerson Ferruzzi, responsáveis pela coordenação técnica do SEAMA (Serviço Especializado de Apoio Multiprofissional ao Autista), um dos recursos próprios da Unimed Dourados.
Em comemoração ao mês de conscientização sobre o Autismo, o projeto abordou temas para ampliar os conhecimentos técnicos dos profissionais da saúde, médicos cooperados, credenciados e colaboradores, sobre vivência clínica, diagnóstico e tratamento do TEA, assunto relevante e importante para a toda a sociedade.
Para o diretor de Provimento a Saúde da Unimed Dourados, Dr. José Flávio Sette de Souza, através destes eventos conseguimos aprimorar o relacionamento com as pessoas, ampliando nosso potencial de promover saúde com qualidade.
“A discussão sobre o tema TEA não somente com a equipe multiprofissional de saúde, mas também com educadores, pais e a comunidade, promove troca de conhecimentos e busca o envolvimento de todos para o sucesso das terapias e integração dos portadores de TEA na sociedade”, explica Dr. José Flávio.
Segundo o diretor, a Unimed Dourados é referência em terapias para as crianças com diagnóstico de TEA, tendo o SEAMA como grande destaque no tratamento de pessoas com autismo.
“O SEAMA é uma unidade pioneira dentro do sistema Unimed que está em constante aprimoramento científico, acumulando experiências clínicas e práticas inovadoras no tratamento de Transtorno do Espectro do Autista. O serviço é especialista na promoção do atendimento multiprofissional seja sob o aspecto de avaliação diagnóstica ao emprego de terapias específicas às necessidades dos pacientes”, afirmou o diretor.

Café Científico
O Café Científico foi criado com base em uma experiência anterior da Cooperativa chamada “Unimed 19h30”, e faz parte também do programa de relacionamento com o cooperado visando integração e compartilhamento de conhecimento científico.
De acordo com o diretor Dr. José Flávio, a reunião busca promover a atualização profissional de diversos temas ligados a saúde.
“A discussão de um tema científico de relevância para a assistência à saúde trás atualização científica sob visão multiprofissional, através de apresentação sob forma de palestra ou conversa aberta dos profissionais convidados e participação ampla de todos os presentes ao evento. Avaliar a evidência científica de forma crítica e aliada a experiência clínica dos profissionais de saúde inseridos dentro de nossa realidade local. Construir diretrizes clínicas a partir destas evidências científicas de forma sustentável, com otimização dos recursos disponíveis, gerando práticas de qualidade e centradas nas necessidades individualizadas do paciente”, finalizou o médico.
Sobre a possibilidade de novos encontros a diretoria da Unimed Dourados afirma que a proposta é construir um calendário com eventos bimestrais de acordo com a demanda da cooperativa e seus cooperados.