https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Dourados promove I Workshop de “Oficina da Memória” para beneficiários do plano

Serão oferecidas dez sessões de intervenção, sendo duas vezes na semana, com a duração de 1 h 30. As sessões serão realizadas pela psicóloga Caroline Olsen (CRP 14/07102-7), juntamente com o suporte da equipe multidisciplinar da medicina preventiva.
        07 de novembro, 2023

Com o avanço da idade, alguns prejuízos na memória são notados em idosos, mas isso pode ser evitado se os idosos forem atuantes e estiverem integrados em seu meio social, praticando atividades físicas, uma alimentação rica em proteínas e convivendo em sociedade.

Pensando nisto o Viver Bem, programa de medicina preventiva da Unimed Dourados, está promovendo a “Oficina da Memória”, criada para estimular as funções cognitivas, dos beneficiários da cooperativa.

Serão oferecidas dez sessões de intervenção, sendo duas vezes na semana, com a duração de 1h30. As sessões serão realizadas pela psicóloga Caroline Olsen (CRP 14/07102-7), juntamente com o suporte da equipe multidisciplinar da medicina preventiva, Viver Bem.

“As atividades serão práticas para serem usadas no dia a dia dessas pessoas, que permitirão desenvolver uma alternativa terapêutica e impacto direto na vida diária de idosos com dificuldades cognitivas, elevando sua capacidade funcional, preservando sua autonomia e possibilitando um ganho de qualidade de vida”, explica a Psicóloga responsável pelo Workshop.

A aplicação de avaliação cognitiva será realizada por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) no primeiro e no último encontro da oficina, como forma de verificação das atividades propostas.

A psicóloga responsável pelo projeto, vai abordar no início de cada oficina a teoria sobre o assunto, a fim de contextualizar para os participantes sobre a importância da atividade do dia.

Alimentação e Memorização por associação, memorização por repetição e aprendizagem, recuperação e lembrança por associação, percepção, sensibilidade e atenção, criatividade e raciocínio e Estimulação da memória sensorial serão alguns dos temas abordados durante os 10 encontros da oficina.

Segundo a psicóloga _Caroline Olsen, e_ssa será a primeira edição da Oficina da Memória. “Nossa ideia é que ocorram mais eventos como esse ao longo do próximo ano, buscando sempre proporcionar aos beneficiários da Unimed Dourados a melhor experiência, sendo acompanhados de profissionais capacitados e competentes”, conclui Caroline.