Noticias Unimed Dourados

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Dourados realiza 4º Café Científico em comemoração ao Setembro Amarelo

Com o tema “Saúde mental: quem cuida de quem cuida?” foi realizado no dia 1º de setembro no auditório da Unimed Dourados mais uma edição.
        06 de setembro, 2023
No intuito de ampliar o entendimento dos colaboradores sobre temas relevantes, integrados à dinâmica do nosso negócio e com a preocupação voltada a saúde mental, foi realizado na última sexta-feira (01) mais uma edição do Café Científico Unimed Dourados, que contou com uma palestra da psicóloga Daiany Penzo, graduada em psicologia pela UFGD e especialista em Terapia Familiar e em Neuropsicologia.

O evento foi realizado para os psicólogos, acompanhantes terapêuticos e colaboradores do Serviço Especializado de Atenção Multiprofissional ao Autista – SEAMA.

Esta quarta edição trouxe informações relevantes e que denotam a importância de falar deste tema. Pesquisas científicas demonstram que os profissionais da saúde são mais propensos a sofrer com problemas de saúde mental do que a população geral, devido às características de trabalho destes profissionais, incluindo: exposição a fatores estressantes, excesso de trabalho e isolamento social.

Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Psicólogos em 2022, mostrou que mais de 40% dos psicólogos relataram sintomas de estresse, sendo os mais comuns: falta de energia, dificuldade de concentração, irritabilidade, problemas com sono e dores de cabeça. 

A palestrante apresentou ao público estratégias de autocuidado, como investir em um momento íntimo de qualidade, de cuidados com a saúde física, boa qualidade de sono, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

"A felicidade e a satisfação com a vida são importantes para todos, mas são especialmente importantes para os profissionais de saúde. Quando os profissionais de saúde estão felizes e satisfeitos, eles estão mais aptos a fornecer cuidados de alta qualidade aos seus pacientes, pois estão aptos a cuidar de si.", mencionou Daiany Penzo.

Ela frisou ainda a importância de estabelecer limites claros entre a vida pessoal e profissional.“Aprender a dizer ‘não’ quando necessário é extremamente importante para a saúde mental desse profissional, que também precisa de apoio”, finalizou a psicóloga.