No segundo ano da pandemia, atendimento médico da Unimed Encosta da Serra/RS tem a melhor avaliação em cinco anos

Pesquisa de 2021
Publicado em 20 de abril de 2022

 
A pandemia fez crescer substancialmente a busca por serviços em saúde, aumentando o fluxo em consultórios, hospitais e clínicas de exames. Na Unimed Encosta da Serra/RS, essa nova e imensa demanda foi plenamente atendida por médicos e parceiros, como mostra a Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de 2021, divulgada agora. De acordo com o levantamento, o nível de satisfação dos clientes que foram atendidos em consultórios médicos pela Unimed Encosta da Serra/RS atingiu 95,3%. É o maior índice em cinco anos.

A pesquisa é feita anualmente por uma empresa especializada e garante um índice de confiança de 95% no resultado. Foram aplicados questionários por telefone junto a 400 clientes da Unimed Encosta da Serra/RS, representando a proporcionalidade dos beneficiários em questões como idade, localização e tipo de plano.

No atendimento em saúde, a satisfação geral nos consultórios médicos teve destaque também para resolutividade (92,9%) e facilidade na marcação de consultas (84,1%), dois pontos muito especiais no período da pandemia. Entre os parceiros em saúde da Unimed Encosta da Serra/RS, a satisfação geral também foi elevada para atendimento em clínicas de imagem (91,7%), resolutividade em hospitais (91,4%) e atendimento geral em laboratórios (98,5%).

Todos os pontos de contato do cliente com a empresa foram avaliados, como atendimento telefônico, comunicação e etapas administrativas. A pesquisa servirá de base para o desenho de novas estratégias de relacionamento e aprimoramento de processos da cooperativa com seus públicos.
 

Conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),  dados da pesquisa estão aqui divulgados, para amplo conhecimento dos públicos ligados à Unimed Encosta da Serra. Clique aqui para acessá-los.

Clique aqui para acessar o Parecer de Auditoria Independente para ver a dinâmica sobre a realização do levantamento.

 
 Veja mais alguns dados apurados. Satisfação / muita satisfação com:
 
 Efetividade nos Pronto-Atendimentos: 87,4%
Atendimento geral nos consultórios: 95,3%
Cordialidade e simpatia dos médicos: 96,5%
Atendimento em laboratórios: 98,5%
Facilidade de marcação de exames em clínicas de imagem: 87,8%
Cordialidade nos Pronto-Atendimentos: 88,8%
Atendimento geral em clínicas: 90,9%
Qualidade na recepção de hospitais: 89,7%
Atendimento no 0800 da Unimed: 94,0%
Atendimento presencial dos colaboradores: 93,4%
Satisfação geral: 87,6%

Pesquisa de Satisfação- divulgação de resultados, conforme determinação da ANS

 

Pesquisa de 2020

Publicado em 15 de abril de 2021

Satisfação geral de clientes com a Unimed Encosta da Serra bate recorde

 

Um marco histórico foi atingido na mais recente Pesquisa de Satisfação de Beneficiários da Unimed Encosta da Serra: foi registrado o recorde de 92% de satisfação geral dos clientes com o plano de saúde. É o maior índice desde que a avaliação começou a ser realizada, há cinco anos.

A metodologia aplicada garante um índice de confiança de 95% no resultado. O levantamento foi conduzido por uma empresa terceirizada, especialista neste serviço, que apurou as impressões de clientes representando a proporcionalidade dos beneficiários da Unimed Encosta da Serra em questões como idade, localização e tipo de plano. Todos os pontos de contato do cliente com a empresa foram avaliados, como atendimento telefônico, processos administrativos e o trabalho de médicos e serviços credenciados.

Contemplando justamente a ação da Unimed Encosta da Serra no ano da pandemia, a pesquisa apontou o êxito dos investimentos feitos para suprir a alta demanda do período. Como explica o presidente da cooperativa, Dr. Dirceu Marilio Martins Filho, a empresa redefiniu sua estratégia em 2020, abrindo novas frentes de trabalho e ampliando plataformas de atendimento e comunicação físicas e online. “Nossa missão, que é disponibilizar soluções em saúde, com segurança e foco exclusivo no bem-estar das pessoas, esteve conosco em toda esta jornada. Esta será sempre a melhor estratégia, e o resultado da pesquisa reafirma a nossa convicção”, destaca o presidente. Veja a seguir alguns dados trazidos pela pesquisa.

 

 

Conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),  dados da pesquisa estão aqui divulgados, para amplo conhecimento dos públicos ligados à Unimed Encosta da Serra. Clique aqui para acessá-los.

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Pesquisa de 2019

publicado em 13 de março de 2020

A pesquisa é caracterizada como descritiva e quantitativa em decorrência da quantificação no tratamento dos dados. A técnica de amostragem foi probabilística, com seleção dos entrevistados por estratificação.

OBJETIVO GERAL
- Mensurar a satisfação do beneficiário com o serviço prestado pela operadora de plano de saúde (Unimed Encosta da Serra).

TÉCNICA DE COLETA DE DADOS
A pesquisa foi quantitativa. Neste caso, foi utilizado um questionário estruturado e não disfarçado, sendo que sua aplicação ocorreu por meio de pesquisadores devidamente treinados para a abordagem telefônica. A equipe foi composta por um supervisor de pesquisa, sendo este responsável pelo controle de desempenho dos entrevistadores e
verificação dos questionários aplicados, sendo esta última possibilitada devido a gravação das entrevistas.

POPULAÇÃO E AMOSTRA
A população da pesquisa se refere aos clientes da Unimed Encosta da Serra com idade superior a 18 anos. Destaca-se que, do total de 37.182 beneficiários ativos, 29.206 pertencem a população alvo. Os demais 7.976 beneficiários, menores de 18 anos, foram excluídos da população alvo antes do sorteio da amostra, conforme item 3.2 do Documento Técnico para a Realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar – Ano Base 2019. Para o plano amostral, sugere-se uma amostra com margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. Embora o cálculo de erro amostral e nível de confiança indicam para 380 pesquisas, fez-se a aplicação de 400 entrevistas, acarretando a minimização de erros não amostrais. Destaca-se que o planejamento amostral e estratificações são  apresentados no documento técnico da pesquisa.

 

Conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),  dados da pesquisa estão aqui divulgados, para amplo conhecimento dos públicos ligados à Unimed Encosta da Serra. Clique aqui para acessá-los.

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Pesquisa de 2018:

publicado em 9 de abril de 2019

A Unimed Encosta da Serra realizou, no período de 18 de setembro de 2018 a 12 de dezembro de 2018, por meio da empresa Litz Estratégia e Marketing, a pesquisa de satisfação de beneficiários, prevista no Programa de Qualificação de Operadoras (PQO).

Atendendo os requisitos mínimos e diretrizes estabelecidas em documento técnico específico emitido pela ANS, a população da pesquisa se refere aos clientes com idade superior a 18 anos (29.182 beneficiários). A amostra foi de 400 entrevistados, cumprindo com uma margem de erro máxima de 5% e nível de confiança de 95%. Destaca-se ainda que o planejamento amostral levou em consideração os diversos estratos, tais como: Gênero, Faixa Etária, Abrangência, Tipo de Produto, Segmentação do Produto e Região Geográfica

Conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),  dados da pesquisa estão aqui divulgados, para amplo conhecimento dos públicos ligados à Unimed Encosta da Serra. Clique aqui para acessá-los.

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