Dúvidas frequentes

Coparticipação
       
É a participação financeira nos procedimentos a ser paga pelo cliente diretamente à Unimed, após a realização de consultas, exames, terapias e procedimentos ambulatoriais. O cliente não paga a coparticipação no ato do procedimento, a mesma é cobrada posteriormente junto com o valor de sua mensalidade.
Declaração de imposto de renda
       
É solicitado pelo próprio site: o serviço está localizado na parte inferior, do lado esquerdo da página, no bloco de Serviços, no item Demonstrativo de Valores Pagos. Pode se solicitado ainda na recepção, pessoalmente (caso o cliente resida em Governador Valadares).
Cancelamento do plano
       
A solicitação de cancelamento do contrato ou exclusão de beneficiário tem efeito imediato e caráter irrevogável, a partir da ciência da operadora ou administradora de benefícios e deve ser realizada de acordo com o tipo de contratação do plano de saúde:
 
  • Plano individual ou familiar: O cancelamento poderá ser solicitado pelo titular, das seguintes formas: presencialmente, na sede da operadora, em seus escritórios regionais ou nos locais por ela indicados; por meio de atendimento telefônico disponibilizado pela operadora; ou por meio da página da operadora na internet;
     
  • Plano coletivo empresarial: O beneficiário titular poderá solicitar à empresa em que trabalha, por qualquer meio, a sua exclusão ou a de dependente do contrato de plano de saúde coletivo empresarial. A empresa deverá informar à operadora, para que esta tome as medidas cabíveis, em até 30 dias. Caso a empresa não cumpra tal prazo, o funcionário, beneficiário titular, poderá solicitar a exclusão diretamente à operadora, que terá a responsabilidade de fornecer ao consumidor o comprovante de recebimento da solicitação – ficando o plano cancelado a partir desse momento;
     
  • Plano coletivo por adesão: O beneficiário titular poderá solicitar a sua exclusão ou de beneficiário dependente de contrato coletivo por adesão à pessoa jurídica contratante do plano privado de assistência à saúde. Neste caso, a solicitação será encaminhada à operadora, para adoção das providências cabíveis – o cancelamento somente terá efeito a partir de sua ciência. Mas o beneficiário também pode comunicar a sua intenção à administradora de benefícios (quando a possibilidade figurar no contrato firmado entre a pessoa jurídica contratante e a operadora), ou ainda diretamente à operadora – nestes dois casos, após o fornecimento do comprovante de recebimento da solicitação, o plano terá cancelamento imediato.
Autorizações de exames e procedimentos
       
Exames simples como: laboratório, raio-x, mamografia, ultrassonografia, preventivo, consultas, urografias, duplex scan, teste ergométrico, mapa, holeter e outros, é necessário que a secretária do consultório solicite a autorização pelo sistema online ou por telefone. Sendo assim,  o cliente pode ir direto à clínica para a realização dos mesmos, sem necessidade de autorização prévia da Unimed Gov. Valadares, com exceção de clientes de outras Unimeds que não necessitam de autorização para consultas, raio-x e exames laboratoriais. Os demais exames devem ser encaminhados ao setor de autorização da Unimed para serem analisados dentro dos prazos definidos pela legislação vigente.
Prestação em atraso
       
De 1 a 59 dias de atraso, a prestação poderá ser paga nas Casas Lotéricas ou na Caixa Econômica Federal. A partir de 60 dias, o cliente deve se dirigir à recepção da Sede Administrativa da Unimed Gov. Valadares para efetuar o pagamento no cartão, ou retirar um boleto para pagamento na Unicred.
2ª via de boleto
       
No topo da primeira página do Portal da Unimed Gov. Valadares, na aba Acesso rápido, ou na aba Serviços Online você consegue ter aceso ao link para emissão do documento. Siga o passo a passo. Caso não consiga fazer o download do boleto, entre em contato via WhatsApp, o número está disponível em um dos banners da tela principal do site www.unimedgv.coop.br.
2ª via de cartão
       
Na aba Serviços Online, o cliente tem acesso ao link para preenchimento de um formulário online. Caso queira, poderá solicitar presencialmente na Sede Administrativa. Informamos que será cobrada uma taxa para emissão da segunda via do cartão.
Telefone dos médicos cooperados
       
No portal da Unimed Gov. Valadares, ou no aplicativo "Unimed Cliente" (disponível na loja de aplicativos para Android e IOS), o cliente tem acesso ao Guia Médico, onde encontra telefones e endereços dos médicos, clínicas, laboratórios e hospitais na nossa rede credenciada.
Reajuste das mensalidades do plano
       
Plano Pessoa Física: É anual, ocorrendo na data do aniversário do contrato. O índice de reajuste é publicado anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. A Unimed somente poderá aplicar o reajuste após autorização expressa da ANS. As mensalidades também podem sofrer reajuste, caso o titular ou um dos seus dependentes mude de faixa etária, de acordo com a tabela constante das condições gerais do contrato.

Plano coletivo:  É anual, ocorrendo na data do aniversário do contrato. O índice de reajuste é definido mediante negociação entre a Unimed e a pessoa jurídica contratante e visa o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e de acordo com as cláusulas contratuais. A Unimed informa à ANS os percentuais aplicados em cada contratante.
Alteração de cadastro/endereço
       
Na aba Serviços Online o cliente Unimed Gov. Valadares tem acesso ao formulário de alteração de cadastro/endereço. Basta preencher todos os dados solicitados e encaminhar via site.
Cobertura do plano
       
A cobertura do plano está prevista no contrato celebrado entre as partes.
Cobertura Parcial Temporária - CPT
       
Corresponde a uma restrição na cobertura do plano de saúde, imputada pelas operadoras no caso de Doença ou Lesão Preexistente - DLP. Ela pode durar no máximo 24 meses a partir da assinatura ou adesão contratual e abrange cirurgias, leitos de alta tecnologia e Procedimentos de Alta Complexidade - PAC diretamente relacionados à doença ou lesão preexistente declarada pelo beneficiário ou seu representante legal.
Carência
       
Carência é o prazo, a partir do início do contrato ou das novas inclusões, durante o qual os clientes titulares e dependentes não terão direito às coberturas contratadas.
Diferença entre urgência e emergência
       
Conforme portaria do Ministério da Saúde, emergência: Constatação médica de condições de agravo a saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo portanto, tratamento médico imediato. Urgência: Ocorrência imprevista de agravo à saúde como ou sem risco potencial a vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
Período de carência para os planos regulamentados
       
As carências começam a vigorar a partir da data de vigência do contrato, conforme abaixo:
  • 24 horas - Para urgências e emergências, nos termos da lei;
  • 30 dias - Consultas e exames básicos de diagnóstico e terapia;
  • 90 dias – Para exames especiais de diagnóstico e terapia;
  • 180 dias - Internações e procedimentos de alta complexidade;
  • 300 dias - Partos a termo.
Marcar uma consulta
       
Acessando o guia médico (site Unimed ou aplicativo) e tendo acesso ao telefone de contato da clínica, ou consultório onde o médico atende, o cliente entrará em contato e agendará um horário.