Notícias

Voltar Como se proteger das doenças mais comuns no verão

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Como se proteger das doenças mais comuns no verão

        06 de dezembro, 2019

Cuidados com a saúde são necessários em qualquer época, mas nos meses mais quentes é prudente atentar para alguns pontos específicos, que ajudam a aproveitar apenas o lado bom do verão.

É um período em que as pessoas estão mais expostas a atividades externas, praias, piscinas e clubes, causando a proliferação de algumas doenças infecciosas. Além disso, há também episódios de desidratação e aqueles ligados à conservação dos alimentos, que é mais complicada devido à alta temperatura.

Confira abaixo algumas dicas para você aproveitar bastante a estação:

 

  • Lave as mãos com frequência

Esfregue bem as mãos com água e sabão, enxágue e enxugue. Faça uso de álcool em gel, sobretudo quando for se alimentar ou lidar com crianças.

 

  • Armazene alimentos na geladeira

Alimentos à base de leite e seus derivados (queijos, iogurtes, etc.), maioneses e qualquer alimento que requeira armazenamento em ambiente refrigerado não deve ser mantido muito tempo fora da refrigeração.

 

  • Mantenha-se hidratado

Beba bastante água e água de coco e evite refrigerantes, sucos e outras bebidas adoçadas.

 

  • Lave-se bem após piscina ou praia

Quando retornar para casa após um tempo na piscina ou na praia, tome um bom banho e depois enxugue cada parte do corpo.

 

  • Use protetor solar

Deve ser usado sempre que houver exposição ao sol, não apenas quando estiver na praia ou piscina. A aplicação do protetor deve ocorrer cerca de 30 minutos antes de entrar na água e ser reaplicado a cada duas horas e após os mergulhos.

 

  • Faça a desinfecção de frutas e verduras

Adote o hábito de deixar frutas e verduras de molho, durante 15 minutos, em uma solução de hipoclorito de sódio (2%) em água. Use 5 gotas para cada litro de água.