LGPD - Seus direitos garantidos

 

Nossos canais de atendimento estão preparados para atender os seus direitos previstos na LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Beneficiários da UNIMED ITAÚNA podem exercer seus direitos pela parte logada do site ou através do email a seguir indicado.

 

O que é DPO ou Encarregado de Dados na LGPD?

O encarregado pelo tratamento de dados pessoais é também chamado de DPO (Data Protection Officer) e está incluído no artigo 41 da LGPD (Lei 13.709/18). Logo, é o profissional encarregado das questões referentes à proteção de dados. A DPO da UNIMED ITAÚNA é a TRIPLA DATA PRIVACY LTDA, CNPJ 41.086.348/0001-20

Entre suas funções está a mediação entre a UNIMED ITAÚNA, os titulares dos dados pessoais e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). 

E como estamos comprometidos a manter seus dados pessoais seguros, mas sem abrir mão da transparência com nossos beneficiários, agora contamos com um canal exclusivo de contato com o nosso DPO.

Para ser respondido é só enviar um e-mail com sua dúvida ou solicitação para dpo@unimeditauna.coop.br

Baixe aqui nossa política de Privacidade e Proteção de Dados ou leia abaixo.

Política de Privacidade e Proteção de Dados

Nós da UNIMED ITAÚNA estamos absolutamente empenhados em proteger a sua privacidade e segurança. Para que você possa entender quais dados são coletados, como eles poderão ser usados, com quem poderão ser compartilhados, como são protegidos, como você pode acessá-los, gerenciá-los e excluí-los se for de sua vontade, criamos essa Política de Privacidade.

Entenda os Conceitos Dessa Política:

Anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, ao seu Titular;
Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o Titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;
Controlador de dados pessoais: é a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
Cookies: pequenos arquivos de texto que ficam gravados nos dispositivos do usuário ou do visitante e podem ser recuperados pelo site que o enviou durante a navegação. Servem para obter dados de acesso, tais como páginas navegadas ou links clicados, de modo a personalizar a navegação e refletir o histórico de navegação e interesses na internet.
Dados pessoais: qualquer informação sobre pessoa natural identificada ou identificável. Desta forma, dados anonimizados não serão considerados dados pessoais.
Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
Eliminação: exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado;
LGPD: Lei nº 13.709/2018, também conhecida como a Lei Geral de Proteção de Dados;
Operador de dados pessoais: é a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
Política: Intenção e direção de uma organização expressos formalmente pela alta direção. É um documento que estabelece as diretrizes que se aplica numa organização que ajudam a direcioná-la para seus objetivos.
Titular: é o titular do Dado Pessoal e/ou Dado Pessoal Sensível, pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;
Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
Uso compartilhado de dados: comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados.

A quem se aplica essa Política?
 

Essa Política se aplica a todos os usuários e visitantes de nossas plataformas digitais, que tenham, ou não, realizado o cadastro e logado em suas respectivas contas. Ao navegar em uma de nossas plataformas, você deve concordar com nossos Termos e condições de uso e com essa Política de Privacidade.  Saiba que sempre que pedirmos que você forneça os seus dados pessoais, você poderá recusar. No entanto, em alguns casos, a sua recusa poderá impedir o uso de algumas funcionalidades da plataforma. Caso isso aconteça, você será notificado, e poderá repensar sua decisão de não concordância.

Política Quais os dados são coletados?

Para que possamos oferecer o melhor atendimento possível, nós coletamos diversos dados. Alguns deles são fornecidos diretamente por você, quando se cadastra na área logada ou entra em contato conosco por exemplo, enquanto outros são quase que imperceptíveis, e são coletados por meio de interações e uso das plataformas.
Para que você não fique com nenhuma dúvida vamos esclarecer melhor as duas situações:
Sempre que você realizar o login em nosso portal ou em nosso aplicativo, nós iremos coletar as informações que foram fornecidas por você durante o cadastro do seu plano, e aquelas que foram compartilhadas conosco por meio do nosso serviço de atendimento e durante o uso e interação com nossas plataformas.
Serão coletados por exemplo, seu nome, e-mail, endereço, telefone, CPF, além do nome de usuário e senha quando você cria uma conta. Além disso, você também pode compartilhar outras informações relacionadas à sua conta, como quando opta por fornecer uma foto para o seu perfil.
Poderemos coletar dados também quando você preencher uma pesquisa ou participar de um concurso ou promoção. Quando você efetuar a avaliação, crítica ou sugestão acerca de um serviço em uma de nossas plataformas, também coletaremos dados, da mesma maneira que, ao utilizar os nossos canais de atendimento para tirar uma dúvida, ou nossa rede credenciada, os dados serão coletados.
Mas lembre-se! A decisão de compartilhar os seus dados pessoais com a gente é sua, e pode ser alterada a qualquer tempo. Basta que você solicite a exclusão de algum dado por meio do e-mail dpo@unimeditauna.coop.br lembrando que a exclusão de alguns dados poderá impedir o uso de algumas funcionalidades.
Também coletaremos dados de forma automática, aqueles que dissemos ser quase imperceptíveis. Utilizamos em nossas plataformas cookies e outras ferramentas de rastreamento que coletam, por exemplo, características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, termos de procura digitado em nossos portais, dentre outros, que são utilizadas com o propósito de melhorar a experiência de navegação, de acordo com seus hábitos e suas preferências.

O compartilhamento dessas informações pode ser interrompido por meio da opção “ajustes” ou “configurações” ou “privacidade”, do computador ou demais dispositivos. Caso você opte por interromper o compartilhamento, lembre-se de que este procedimento deverá ser realizado em todos os dispositivos que você utilizar para acessar nossas plataformas e que algumas funcionalidades também poderão ser interrompidas.
Independentemente de quais dados forem coletados, é importante saber que só faremos uso daqueles efetivamente relevantes e necessários para o atingimento das finalidades.

Por que os dados são coletados e como eles são usados?

Os dados coletados e tratados têm como finalidade predominante o estabelecimento de vínculo contratual ou a gestão, administração, prestação, ampliação e melhoramento dos serviços aos nossos beneficiários, adequando-os às suas preferências e aos seus gostos, bem como a criação de novos serviços e produtos a serem oferecidos. Além disso, poderemos tratar dados pessoais sempre que eles se mostrarem necessários para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória ou com base no seu interesse legítimo, sempre no limite do quanto é esperado, e nunca em prejuízo aos seus interesses, direitos e liberdades fundamentais.

Para acessar seu cadastro: Para que possamos oferecer informações precisas sobre suas necessidades, precisamos ter certeza de quem é você. Para isso acessamos informações como nome, e-mail, CPF, número da carteirinha, tipo de plano, entre outros.
Para personalizar a exibição de nossas telas: Por meio da coleta de dados é possível que a gente apresente o nosso layout de uma forma mais amigável e interativa, a depender do dispositivo que você utiliza para acessar as nossas plataformas, seja um smartphone, notebook ou tablet.
Marketing:  Usamos seu e-mail, histórico de navegação e de interação para enviar comunicações promocionais, direcionar anúncios e apresentar campanhas que sejam relevantes para você, com base em suas pesquisas e histórico de navegação.
Comunicação: Queremos apresentar a você todas as novidades em primeira mão, por isso utilizamos seu e-mail e telefone.
Melhorar nossos serviços. Usamos os seus dados para analisar o nosso desempenho, o cumprimento das nossas obrigações, a qualidade dos nossos serviços, de modo a oferecer aos nossos beneficiários e usuários a melhor experiência.
Proteção: Usamos seu nome, CPF, dados de navegação e demais dados para identificar fraudes e investigar atividades potencialmente proibidas ou ilegais.
Para solucionar problemas e oferecer suporte de forma rápida e eficiente, mas também para ajudá-lo a manter a sua segurança on-line.

Por que os dados são compartilhados?

Os dados pessoais que você compartilha com a gente viabilizam a execução de uma série de serviços que oferecemos, como por exemplo:
  • Localização de serviços cooperados e credenciados;
  • Parcerias comerciais para oferecimento de descontos e benefícios;
  • Apresentação de campanhas e promoções;
  • Consulta aos dados cadastrais, utilização e pagamentos;
Com quem compartilhamos os dados?

Trabalhamos em parceria com diversas empresas, de modo a oferecer benefícios e vantagens aos nossos beneficiários. Por essa razão poderemos compartilhar as informações coletadas por meio das páginas ou mediante o contato com os titulares, nas seguintes hipóteses:
 
  • Outras Unimeds, por meio do sistema de intercâmbio;
  • Com cooperados, credenciados e prestadores de serviço, no desenvolvimento dos serviços voltados aos beneficiários
  • Com autoridades, entidades governamentais ou outros terceiros, para a proteção dos interesses da Unimed Itaúna em qualquer tipo de conflito, incluindo ações judiciais e processos administrativos;
  • No caso de transações e alterações societárias envolvendo a Unimed Itaúna, hipótese em que a transferência das informações será necessária para a continuidade dos serviços;
  • Mediante ordem judicial ou pelo requerimento de autoridades administrativas que detenham competência legal para sua requisição.

Em qualquer situação, serão observados os limites da estrita necessidade, assegurando que o terceiro destinatário tenha condições de resguardar a confidencialidade e adequada proteção.

Como os dados são armazenados?

Armazenamos os dados pessoais coletados e tratados pelo tempo razoável e legítimo, de acordo com a finalidade de cada tratamento e os prazos prescricionais e contratuais previstos. Ao final do prazo, os dados serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro, no âmbito e no limite técnico das atividades, ou utilizados de forma anonimizada.
O armazenamento dos Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis observará rígidos padrões de segurança mediante a utilização de ferramentas e tecnologias razoáveis e disponíveis, como a adoção de medidas de proteção contra acesso não autorizado; acesso restrito de pessoas ao local onde são armazenadas as informações pessoais; e adoção dos procedimentos necessários para que colaboradores internos ou parceiros externos mantenham sigilo absoluto acerca dos dados que venham a tratar, implementando boas práticas para seu manuseio.
 No caso de incidente de vazamento ou violação dos dados armazenados, serão adotadas todas as medidas disponíveis para conter suas consequências, garantindo transparência ao titular, por meio da prestação das informações pertinentes.

Como acessar e gerenciar os dados?

Os direitos assegurados pela LGPD são integralmente respeitados e você pode:
  • confirmar a existência de tratamento de seus dados pessoais;
  • acessar seus dados pessoais por nós tratados;
  • corrigir seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • anonimizar, bloquear ou eliminar seus dados pessoais considerados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados;
  • transferir seus dados pessoais para outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  • eliminar seus dados pessoais tratados com o seu consentimento, exceto nas hipóteses em que o tratamento foi realizado com amparo em base legal diversa do consentimento;
  • obter informação sobre com quais entidades públicas e privadas seus dados são compartilhados;
  • obter informação sobre a possibilidade de não fornecer determinados consentimentos e sobre as consequências da negativa;
  • revogar o consentimento.
 
Muitos dos direitos indicados podem ser exercidos por meio da área logada do portal/ aplicativo ou ainda por meio do e-mail: dpo@unimeditauna.coop.br.
Mas atenção! Em alguns casos, sua capacidade de acessar e gerenciar dados pode ser limitada. Por meio do e-mail dpo@unimeditauna.coop.br  poderemos esclarecer o motivo da necessidade de manutenção dos seus dados.

Como os dados são protegidos?

Nós implementamos e atualizamos continuamente, medidas administrativas, técnicas e de segurança física e virtual buscando proteger suas informações contra acesso não autorizado, perda, destruição ou alteração.
Entre as proteções utilizadas, estão firewalls, criptografia de dados e controles de acesso a informações.
Caso você suspeite que suas informações cadastrais vinculadas ao portal ou aplicativos da Unimed Itaúna foram perdidas, acessadas indevidamente, roubadas, desviadas ou comprometidas, entre em contato por meio do e-mail dpo@unimeditauna.coop.br.

Termos e condições de uso

Aqui você encontrará todas as informações necessárias ao acesso e uso das funcionalidades, benefícios e serviços da Unimed Itaúna disponibilizados por meio das plataformas de comunicação da Unimed Itaúna, assim como todo o conteúdo legal essencial à sua utilização.
O “aceite” desses Termos e condições é indispensável ao uso das plataformas Unimed Itaúna, e você concorda com eles:
I) ao efetuar o login no portal ou aplicativo, II) ao utilizar sua conta, e III) ao continuar utilizando sua conta mesmo após ter sido notificado sobre uma alteração em seu conteúdo.
Caso, a qualquer tempo, você não concorde com estes Termos e condições de uso, deverá cessar imediatamente a utilização das plataformas e, se for o caso, desinstalar o aplicativo de seu aparelho.
Esses Termos e condições de uso ficarão permanentemente disponíveis para consulta.

Privacidade e Proteção

Todos os dados pessoais fornecidos voluntariamente no momento do cadastro, coletados por meio de sua interação com as plataformas de comunicação da Unimed Itaúna, bem como os coletados por meio de cookies, estão sujeitos às medidas de segurança, como forma de protegê-los do acesso, uso e divulgação não autorizados. Entretanto é sua responsabilidade manter os seus aparelhos seguros, por meio do uso de ferramentas que contribuam na prevenção de riscos eletrônicos, como por exemplo antivírus, bem como manter em segurança sua senha pessoal de acesso.
Ao acessar o portal ou aplicativo da Unimed Itaúna, você concorda em cumprir com a legislação brasileira e aceita automaticamente estes Termos e condições de uso, que poderão ser atualizados ou modificados, quando necessário.
Sempre que houver atualização ou modificação dos Termos e condições de uso, você receberá uma notificação em seu e-mail. Caso você continue utilizando as plataformas Unimed Itaúna, mesmo após receber essa notificação, entenderemos que você concordou com as modificações realizadas.

Acesso

Para acessar todas as funcionalidades do portal e dos aplicativos, você deverá efetuar o login por meio do seu e-mail ou número de cartão e senha eletrônica. Caso seja seu primeiro acesso, você deverá efetuar seu cadastro na área correspondente, com o número da carteirinha do plano, CPF, data de nascimento, e-mail.
A Unimed Itaúna se reserva o direito de, a qualquer momento e ao seu livre critério, solicitar cópias de seus documentos, para verificar a veracidade dos dados e declarações que você prestou durante a criação de sua conta. Caso os documentos não sejam enviados no prazo solicitado, nós poderemos suspender ou cancelar o seu cadastro, sem a necessidade de aviso prévio.
Você é o responsável por manter o sigilo de seu login e senha. Em nenhuma hipótese nós nos responsabilizaremos pelos prejuízos decorrentes da divulgação e utilização indevida e não autorizada desses dados.
Ao se cadastrar, uma conta será criada em seu nome e você terá acesso a informações como dados cadastrais, rede credenciada, 2ª via de boletos e extrato de utilização entre outros.
Sua conta é única, pessoal e intransferível. Qualquer dado informado no momento do cadastro, incluindo, mas não se limitando, ao número de telefone celular, e-mail, CPF, somente poderá ser associado a um único usuário, ou seja, você.
Nós, em hipótese alguma, seremos responsáveis pela veracidade dos dados informados por você. Por isso, atenção: todo e qualquer dado inserido, seja no momento do cadastro, seja durante o uso das plataformas, deverá ser completo, idôneo, verdadeiro e exato, e você é único responsável pela exatidão desses dados.
Ao se cadastrar, você ainda aceitará receber informações e comunicações da Unimed Itaúna via e-mail, mensagem de texto, aplicativos de mensagem instantânea ou mala direta. Caso não queira mais receber nossas comunicações contate-nos por meio do e-mail dpo@unimeditauna.coop.br. Para saber como usamos esses e outros dados, leia novamente o tema Por que os dados são coletados e como eles são usados?”

Correção e Atualização de Dados

Caso você note que seus dados estão incorretos ou desatualizados, você poderá corrigi-los acessando o site atualizacad.unimeditauna.coop.br

Exclusão de dados

Caso você queira solicitar a exclusão de dados é só entrar em contato com a gente por meio do e-mail dpo@unimeditauna.coop.br.
Em alguns casos, apesar da sua solicitação, não será possível excluir todos os dados. Por meio do e-mail indicado, poderemos explicar o porquê da necessidade de manutenção desses dados e como eles permanecerão seguros.

Propriedade Intelectual                                                  

O uso das nossas marcas, seja por meio de reprodução ou imitação, parcial ou integral ou de suas variações (incluindo erros de ortografia ou variações fonéticas), como nome de domínio ou parte de nome de domínio, ou em qualquer nome de empresa, inclusive por meio da criação de nomes de domínio ou e-mails está absolutamente vedado.
Respeitados esses Termos e condições de uso, a Unimed Itaúna outorga a você uma licença, gratuita, limitada, não exclusiva, pessoal, intransferível e revogável, única e exclusivamente para acessar e utilizar as suas plataformas para fins pessoais e não comerciais.
Não é permitido usar a plataforma para nenhuma outra finalidade que não aquelas previstas nestes termos e condições de uso, inclusive por meio de mecanismos técnicos, tais como robôs, scripts. A violação desta proibição sujeita o infrator ao pagamento de perdas e danos, bem como de multa punitiva que se aplicará mesmo que não tenha sido produzido qualquer dano.
Aquele que violar as proibições contidas na legislação sobre propriedade intelectual e neste Termo será responsabilizado, civil e criminalmente, pelas infrações cometidas.

Código de Conduta do Usuário

Ao concordar com esses Termos e condições de uso você se compromete a não utilizar sua conta para disseminar conteúdo ofensivo, desrespeitoso, que configure assédio de qualquer natureza ou bullying.
Caso você viole qualquer desses termos, nós poderemos suspender ou cancelar a sua conta, independentemente de aviso prévio, tão logo fique comprovada a violação.

Garantias e Responsabilidades

Você expressamente concorda e está ciente de que a utilização das plataformas Unimed Itaúna será sob sua inteira responsabilidade e que os serviços são fornecidos na forma em que estão disponíveis.
A Unimed Itaúna não pode garantir que:

(a) as plataformas atenderão às suas necessidades;
(b) as plataformas estarão disponíveis de forma ininterrupta.
Você concorda expressamente e declara estar ciente de que a Unimed Itaúna não terá responsabilidade por quaisquer danos que resultem da sua incapacidade de usar as suas plataformas.

Condições Gerais

As partes reconhecem que:
(a) a relação com a Unimed Itaúna estará sempre sujeita à legislação brasileira;
(b) que serão válidas todas as notificações realizadas aos usuários pela Unimed Itaúna no endereço de correio eletrônico principal que conste em seus respectivos cadastros;
(c) que a Unimed Itaúna poderá ceder ou transferir estes Termos e condições de uso, total ou parcialmente, para:
 I) qualquer empresa do grupo econômico;
(II) o adquirente das participações acionárias, negócios ou bens da Unimed Itaúna; ou
(III) sucessor;
(d) que a nulidade ou invalidade de qualquer dos itens dispostos aqui nestes Termos e condições de uso, não implica na nulidade ou invalidade dos demais. As disposições consideradas nulas ou inválidas serão reescritas, de modo a refletir a intenção inicial de sua previsão em conformidade com a legislação aplicável, e inserida na nova versão destes Termos e condições de uso; e (e) fica eleito o foro judicial de Itaúna/MG como competente para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.