Notícias

Voltar Atenção Primária à Saúde da Unimed Jaboticabal é selecionada como modelo pela ANS

Atenção Primária à Saúde da Unimed Jaboticabal é selecionada como modelo pela ANS

        27 de junho, 2023

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), por meio do Laboratório de Inovação sobre Experiências de Atenção Primária na Saúde Suplementar Brasileira, selecionaram o programa de Atenção Primária à Saúde da Unimed Jaboticabal como um dos projetos modelos para o setor.

A iniciativa, lançada em agosto deste ano, foi aberta a todas as operadoras do Brasil e funcionou como um mapeamento das experiências de atenção primária no setor, com modelos baseados na medicina de família e comunidade. No total, foram inscritos 41 projetos.

Os programas selecionados demonstraram embasamento no modelo de atenção primária, a partir da presença de alguns atributos: longitudinalidade, acesso, coordenação do cuidado e integralidade.

“Nós, da Unimed Jaboticabal, trabalhamos para oferecer um projeto de Atenção Primária à Saúde inovador, em que os pacientes podem contar com um médico como referência em saúde, prestando um atendimento personalizado”, afirma Luiz Roberto Lins Ferraz, diretor presidente da Unimed Jaboticabal.

Ainda de acordo com Ferraz, “a seleção do projeto entre 11 modelos escolhidos pelo Laboratório de Inovação da ANS valoriza os esforços da cooperativa em oferecer um plano que propõe atendimento humanizado voltado para a promoção da saúde dos pacientes.”

“A agilidade da assistência é uma das marcas do nosso Serviço de Atenção Primária à Saúde, e nossos clientes contam ainda com uma estrutura imediata de atendimento: o Espaço Viver Bem, que reúne, em um único local, o próprio consultório médico e os serviços de exames laboratoriais e de imagem”, reforça o diretor vice-presidente da Unimed Jaboticabal, Marcos da Silveira.

“Nosso Serviço de Atenção Primária à Saúde oferece um modelo de cuidado mais próximo, integral, mais humanizado, baseado na relação de confiança entre o paciente e o seu médico”, destaca Guilherme Malago, médico de família e integrante da equipe de atendimento do Serviço de Atenção Primária à Saúde da Unimed Jaboticabal.

Todos os projetos apresentados vão receber um certificado de reconhecimento da ANS e OPAS. Além disso, as experiências participantes que demonstraram um cuidado coordenado centrado na pessoa, em especial os 11 projetos selecionados, serão apresentadas em uma publicação conjunta da ANS e da OPAS/OMS, com previsão de lançamento em 2018.