Fevereiro: Mês da Saúde da Mulher / Prevenção ao Câncer de Colo de Útero


A equipe do Núcleo de Atenção à Saúde – NAS realizará uma live sobre a importância da Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e dicas sobre saúde da mulher, com a médica cooperada e especialista em Anatomia Patológica, Dra. Valderez Maria de Almeida no dia 28/2 (quarta-feira), das 19 às 20 horas. 

Para participar clique aqui na data e horário informados.
 

Está com Papanicolau atrasado? Participe de ação preventiva nos dias 28 e 29/2. Não é necessário agendamento!

Com foco na prevenção, será realizada uma ação de coleta do exame de Papanicolau, uma das principais formas de detecção precoce do câncer de colo de útero, para mulheres entre 30 e 50 anos que não realizaram o exame nos dois últimos anos. 

A ação será realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro no Centro Integrado de Atenção à Saúde - Unidade Prudente (rua Prudente de Moraes, 836, centro, Jundiaí), nos seguintes horários:

•    28/2 - das 8 às 12 horas
•    29/2 - das 13 às 17 horas


Atenção: esta ação é voltada exclusivamente para beneficiárias da Unimed Jundiaí, que tenham entre 30 e 50 anos, sejam sexualmente ativas, e que não tenham tido relação sexual nas últimas 48 horas que antecedem a coleta.
 

Mas afinal, o que é o Câncer de Colo de Útero?

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), realizada em 2020, 40% dos cânceres que atingem as mulheres são ginecológicos, o mais comum entre esses é o câncer de mama (29,7%), seguido dos de colo do útero (7,5%), ovário (3%) e corpo do útero (2,9%). Dentre todos os tipos de câncer, é o que apresenta um dos mais altos potenciais de cura, se houver o diagnosticado precoce e tratamento.

O câncer de colo de útero é causado por infecções não tratadas, a maioria provocada por alguns tipos de Papilomavírus Humano – HPV. A infecção pelo vírus HPV é transmitida através de relação sexual. A maioria das pessoas tem contato com este vírus ao longo da vida, mas quase sempre ele é eliminado naturalmente. Se isso não acontecer, ele pode, após vários anos, provocar lesões que, se não tratadas, podem causar o câncer.

Segundo o Inca, o câncer de colo de útero é raro em mulheres que tem até 30 anos, e o pico de sua incidência é em mulheres que estão na faixa etária entre 45 e 50 anos.
 

Sintomas:

O câncer do colo do útero muitas vezes pode não apresentar sintomas na fase inicial. No entanto, as mulheres devem estar atentas ao seu corpo e caso percebam algum tipo de mudança e/ou tenham alguma suspeita, sempre devem procurar um profissional qualificado.

Alguns sinais* de alerta podem ser:

•    Sangramento vaginal

•    Corrimento ou secreção

•    Dor vaginal após relações sexuais

•    Dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais

*esses sinais não significam necessariamente o câncer, eles servem de alerta para a necessidade de uma consulta ginecológica.
 

Prevenção:

A vacina contra o HPV é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos, com duas doses, sendo a segunda seis meses após a primeira.

Além disso, uma boa alimentação, seguida de bons hábitos como prática de exercícios físicos, evitar o consumo de bebida alcoólica e tabagismo, são hábitos que ajudam a prevenir, não só o câncer de colo de útero, como diversas outras doenças.

Rastreamento:
 
Papanicolau: O exame de Papanicolau é simples e rápido, e consiste na coleta de células do colo do útero para análise laboratorial. Está é a principal forma de ter um diagnóstico precoce e/ou detectar lesões iniciais, antes até, que evoluam para o câncer de colo de útero.

Em trecho retirado de uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é afirmado que o Papanicolau “deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos, e que já tiveram atividade sexual”.
 
Live sobre prevenção ao câncer de colo de útero

Fontes: Unimed do Brasil, Seguros Unimed, Inca, Ministério da Saúde

Janeiro Branco - Cuide da sua Saúde Mental