Governança Corporativa

A Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas (IBGC, 2014 - IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Para a Unimed Jundiaí a Governança Corporativa busca trazer ferramentas que objetivam a preservação da sustentabilidade econômico-financeira da Cooperativa por meio da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa:

Transparência: divulgação clara, completa e objetiva de informações relevantes a todos os níveis da cooperativa e à sociedade, independentemente daquelas exigidas pela legislação.

Equidade: tratamento justo e isonômico de todos os médicos cooperados, beneficiários e demais partes interessadas, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Prestação de contas: deve ser realizada pelos agentes da governança de forma clara, concisa, compreensível e tempestivo. Os agentes devem assumir integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papeis.

Responsabilidade corporativa: ação da operadora condizente com seu papel na sociedade, incluindo a manutenção da sua viabilidade econômico-financeira no curto, médio e longo prazo.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

A seguir, consulte as principais estruturas da Governança Corporativa na Unimed Jundiaí.