O trabalho de parto dá sinais. Fique atenta! - Unimed Maceió
Bem-vinda ao Espaço da Gestante!
Acompanhe o nosso blog

Além dos sinais, a gestante ainda tem que lidar com a sua ansiedade e a da família, sem saber quando o bebê chegará.Mas é preciso ter cuidado, já que isso pode levar a idas frequentes ou desnecessárias à maternidade. Apesar do período previsto para o parto ser aquele em que a gestação completa 40 semanas, trata-se de apenas uma estimativa.
Existem três sinais distintos que indicam que o trabalho de parto começou:
- Perda do tampão mucoso
- Contrações regulares
Quando as contrações se tornam mais dolorosas, durando de 40 segundos a mais de um minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos, chegou a hora de ir para a maternidade. Se perceber contrações regulares e dolorosas antes da 37ª semana, a gestante deve procurar imediatamente seu médico ou hospital, pois pode estar em trabalho de parto prematuro.
- Rompimento da bolsa amniótica
Se, ao romper a bolsa, perceber a saída de um líquido fétido, marrom, esverdeado ou com sangue, a gestante deve ir imediatamente à maternidade e comunicar ao profissional de saúde essa alteração, já que normalmente o líquido é transparente ou levemente esbranquiçado, apresenta grumos, pode não ter cheiro ou um leve odor de água sanitária.
Esse conteúdo foi elaborado com base nas informações publicadas em: The American College of Obstetricians and Gynecologists – ACOG, Hospital Israelita Albert Einstein, unimedbh.com.br e Instituto Nascer.
Participe do Programa
Participe do Programa
Novo Jeito de Nascer
O nosso hospital conta com equipes médicas nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal, que é apta a receber gestantes de baixo, médio e alto risco. O serviço que atende todos os níveis de planos Unimed Maceió, dispõe de Serviço de Urgência e Emergência 24 horas com as especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia, Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Odontologia, Centro de Diagnóstico por imagem e Laboratório 24 horas, além de atendimento psicológico.
O Hospital Unimed Maceió é acreditado com Excelência (nível III) pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), conferido por prestar um serviço alinhado com a Segurança do paciente, Qualidade assistencial, e com a Excelência em gestão, além de reafirmar a busca constante da melhoria contínua.


Painel de Indicadores de Qualidade da Atenção Materna e Neonatal da ANS
O Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar é uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que incentiva a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos hospitais brasileiros.
O monitoramento e a avalição dos hospitais é feito por indicadores de qualidade, tais como, taxa de mortalidade institucional, tempo médio de internação e tempo de espera na emergência até o primeiro atendimento.
