Bem-vinda ao Espaço da Gestante!


A gestação e a maternidade são momentos singulares na vida da mulher e de toda a sua família, e que podem gerar diversas dúvidas sobre cada etapa da gravidez - mesmo para as mamães de segunda viagem. Por acreditarmos que o cuidado começa antes mesmo do bebê nascer, criamos esse espaço para você, que está à espera do grande dia ou quer se informar sobre esse universo da gestação.

Participamos do projeto Parto Adequado, através do Novo Jeito de Nascer Unimed, que tem como objetivo promover uma experiência segura no nascimento do bebê, estimulando o parto normal e diminuindo a incidência de cesáreas sem indicação clínica.  

O projeto Parto Adequado  é uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Hospital Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI).

Juntas, podemos ter uma experiência positiva e segura na gestação e no nascimento do seu bebê. Aproveite bastante esse espaço e conte sempre com a equipe Unimed Maceió e o nosso Jeito de Cuidar.



Acompanhe o nosso blog

Voltar O trabalho de parto dá sinais. Fique atenta!

O período final da gestação é marcado pela possibilidade de que, a qualquer instante, apareçam os sinais de trabalho de parto, mas esse momento é diferente para cada mulher. Algumas sabem, imediatamente, quando estão realmente no processo de nascimento, enquanto outras podem confundir o estágio inicial com gases, azia, dor lombar ou indigestão.

Além dos sinais, a gestante ainda tem que lidar com a sua ansiedade e a da família, sem saber quando o bebê chegará.Mas  é preciso ter cuidado, já que isso pode levar a idas frequentes ou desnecessárias à maternidade. Apesar do período previsto para o parto ser aquele em que a gestação completa 40 semanas, trata-se de apenas uma estimativa.

Existem três sinais distintos que indicam que o trabalho de parto começou:
 
  • Perda do tampão mucoso
Durante a gravidez, um espesso tampão de muco se forma no colo do útero. Quando começa a dilatação, que pode acontecer alguns dias antes ou no início do trabalho de parto, o tampão é eliminado espontaneamente. Você pode notar um aumento no corrimento vaginal, que é claro, róseo ou levemente sangrento. Existem casos em que a mulher expele todo o tampão mucoso.
 
  • Contrações regulares
As contrações percebidas por algumas mulheres, como endurecimento da barriga, são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem de forma regular e evoluem com o passar do tempo, ficando cada vez mais fortes, duradouras, frequentes e com um intervalo de tempo reduzido.

Quando as contrações se tornam mais dolorosas, durando de 40 segundos a mais de um minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos, chegou a hora de ir para a maternidade. Se perceber contrações regulares e dolorosas antes da 37ª semana, a gestante deve procurar imediatamente seu médico ou hospital, pois pode estar em trabalho de parto prematuro.
 
  • Rompimento da bolsa amniótica
Quando ocorre uma perda de líquido em grande quantidade, é sinal que a “bolsa rompeu”. A gestante não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas, mas não significa que o bebê irá nascer imediatamente. Ela pode romper no início, o que indica que o parto está próximo, ou só no final do trabalho de parto. Portanto, é importante manter a calma e se dirigir com tranquilidade à maternidade.

Se, ao romper a bolsa, perceber a saída de um líquido fétido, marrom, esverdeado ou com sangue, a gestante deve ir imediatamente à maternidade e comunicar ao profissional de saúde essa alteração, já que normalmente o líquido é transparente ou levemente esbranquiçado, apresenta grumos, pode não ter cheiro ou um leve odor de água sanitária.
 

Esse conteúdo foi elaborado com base nas informações publicadas em: The American College of Obstetricians and Gynecologists – ACOG, Hospital Israelita Albert Einsteinunimedbh.com.br e Instituto Nascer.



Participe do Programa

 Novo Jeito de Nascer

O cuidado começa antes do bebê nascer!
Ícone
Você conta com cerca de 30 médicos obstetras e equipe multidisciplinar. 

Ícone
Ícone
Parto feito no Hospital Unimed, sem nenhum custo adicional.

serviço próprio
Hospital Unimed Maceió

O nosso hospital conta com equipes médicas nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal, que é apta a receber gestantes de baixo, médio e alto risco. O serviço que atende todos os níveis de planos Unimed Maceió, dispõe de Serviço de Urgência e Emergência 24 horas com as especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia, Geral, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Odontologia, Centro de Diagnóstico por imagem e Laboratório 24 horas, além de atendimento psicológico.

O Hospital Unimed Maceió é acreditado com Excelência (nível III) pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), conferido por prestar um serviço alinhado com a Segurança do paciente, Qualidade assistencial, e com a Excelência em gestão, além de reafirmar a busca constante da melhoria contínua.


Confira a avaliação de operadoras e estabelecimentos de saúde 

 Painel de Indicadores de Qualidade da Atenção Materna e Neonatal da ANS

O Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar é uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que incentiva a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos hospitais brasileiros.

O monitoramento e a avalição dos hospitais é feito por indicadores de qualidade, tais como, taxa de mortalidade institucional, tempo médio de internação e tempo de espera na emergência até o primeiro atendimento.

DICAS DE CARINHO