Voltar Sistema OCB/GO entrega Selo de Reconhecimento a cooperativas goianas por eficiência na gestão

Sistema OCB/GO entrega Selo de Reconhecimento a cooperativas goianas por eficiência na gestão

        31 de janeiro, 2024



A entrega do Selo de Reconhecimento Somoscoop Excelência em Gestão a sete cooperativas goianas foi realizada nesta quinta-feira (7/12), na sede do SESCOOP/GO.Das sete cooperativas certificadas, três foram premiadas em nível nacional, pelos Sistema OCB, na categoria Compromisso com a Excelência: Sicoob Unicentro Br, Sicredi Cerrado GO e Sicredi Planalto Central. As demais tiveram nível acima de 80% da pontuação geral e, por isso, também são reconhecidas pelo desenvolvimento na gestão. São elas: Unimed Regional Sul Goiás, Unimed Federação Centro Brasileira, Sicoob Engecred e Sicoob Credi-Rural.

“O grande diferencial do modelo de negócio cooperativista é a autogestão e essa premiação representa o primeiro passo nesse caminho. O funil vai ficando cada vez mais estreito, não é fácil, mas essas sete cooperativas caminham para o topo da autogestão”, disse o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, durante a entrega do Selo de Reconhecimento Somoscoop Excelência em Gestão a sete cooperativas goianas.

O evento foi realizado nesta quinta-feira (7/12), na sede do SESCOOP/GO. Das sete cooperativas certificadas, três foram premiadas em nível nacional, pelos Sistema OCB, na categoria Compromisso com a Excelência: Sicoob Unicentro Br, Sicredi Cerrado e Sicredi Planalto Central.

As demais também participaram da premiação e, embora não tenham alcançado a classificação, tiveram nível acima de 80% da pontuação geral e, por isso, também são reconhecidas pelo desenvolvimento na gestão. São elas: Unimed Regional Sul Goiás, Unimed Federação Centro Brasileira, Sicoob Engecred e Sicoob Credi-Rural.

O superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, destacou a importância do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), para a profissionalização das coops. Criado pelo SESCOOP, com base em metodologias e parâmetros internacionais, o programa visa promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança nas cooperativas. “A gente sabe que as cooperativas aqui certificadas têm capacidade de ser premiadas no Sistema Nacional. E nossas equipes estão preparadas para ajudá-las a chegar nessa posição”, frisa.

Prêmio

Pela terceira vez consecutiva, o Sicredi Cerrado GO foi reconhecida pelo Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão, desta vez com a faixa Bronze. O Sicoob Unicentro Br levou a faixa Bronze pela primeira vez. Já o Sicredi Planalto Central, que havia sido premiado em 2019, recebeu a faixa Prata.

O presidente do Sicredi Cerrado GO, Zeir Ascari, explica que a participação no programa é conduzida pela área de Inovação e Qualidade, mas que a busca por melhorias é um compromisso contínuo de todas as áreas. “O PDGC é uma ferramenta fundamental na nossa gestão e governança. Os prêmios são a consequência da nossa busca constante por evoluir em eficiência, no relacionamento com associado e impacto nas comunidades”, enalteceu o dirigente.

Durante a entrega do Selo de Reconhecimento, o gerente de processos do Sicredi Planalto Central, Alexander Ossuna, afirmou que a construção de uma gestão de excelência depende do envolvimento de todos. “Isso tem que virar uma cultura dentro da cooperativa”, aponta.

Já Victor Rios, gerente executivo de Inovação, Estratégia e Mercado do Sicoob Unicentro Br, explicou que um diferencial da cooperativa foi ter criado um comitê exclusivo para o PDGC. “Passamos por cada departamento para entender os pontos fortes da cooperativa e depois criamos planos de ações”, revela.

Em relação aos ramos, o que registrou o maior número de premiações foi o crédito (37), seguido do agropecuário (9). “Nós não trabalhamos focados no prêmio e, sim, na melhoria contínua da nossa gestão em todas as esferas. O reconhecimento para nós é muito gratificante, pois nos mostra que estamos seguindo os padrões e orientações para uma governança e gestão de excelência”, disse a diretoria-executiva do Sicredi Planalto Central, Cheila Girardello.

O Sicoob Unicentro Br conquistou o título inédito na categoria Compromisso com excelência. “Esse título simboliza uma conquista coletiva, realçando práticas que beneficiam nossos cooperados e a comunidade. Assim como os méritos alcançados ao longo dessas três décadas de história, esse troféu é o resultado do trabalho conjunto de diversas mãos que atuam em prol de disseminar os valores cooperativistas”, comemorou José Umberto Vaz, diretor de Relacionamento e Inovação.

Faixas da premiação

As cooperativas foram reconhecidas pelas boas práticas de gestão e governança divididas em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta com quatro níveis de maturidade: Primeiros passos para a excelência, aplicado a cooperativas que estão no estágio inicial de um programa de melhoria de gestão; Compromisso com a excelência, para cooperativas que estão em estágios iniciais de evolução dos seus sistemas de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados; Rumo à excelência, concedido as cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e os resultados já demonstram competitividade; e Excelência, para as que já possuem um sistema de gestão evoluído com resultados que comprovam competitividade.

Categorias/Marcadores