Notícias

Voltar COMO SER UMA PESSOA OTIMISTA

COMO SER UMA PESSOA OTIMISTA

        12 de janeiro, 2023

 

   Chamo-me Michele Costella, sou psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, há 5 anos, em formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo IEPP (Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia).       Atualmente presto serviço na VIVERE - Clínica de Oncologia, situada no Hospital São João Batista. Atuo na área clínica, junto a Unimed desde 2018, e sou docente no Curso Técnico em Enfermagem - Colégio Aparecida.
   Possivelmente você já deve ter vivenciado alguma situação de difícil resolução ou até mesmo um acúmulo de frustrações e, com isso, vez ou outra, o pessimismo tomou conta. Os pensamentos negativos ocorrem sem muitas vezes percebermos, mas quando notamos, já estão tomando conta e distorcendo a nossa percepção da realidade. Isso já deve ter acontecido com você. Mas, tenho uma dica para lhe dar: o otimismo pode ser um aliado, não somente para enfrentar momentos de maior dificuldade, mas também para se ter uma vida mais leve e equilibrada. Não quer dizer que uma pessoa otimista precisa estar feliz o tempo todo ou até mesmo não reconheça os acontecimentos ruins que ocorrem, porém, mesmo em momentos difíceis, encontra forças para esperar o melhor e procura nos impasses uma oportunidade de crescimento. A diferença do pessimista e do otimista é que o primeiro achará inúmeras dificuldades para resolver a situação, e o otimista, tem consciência da dificuldade, mas pensa em formas de solucioná-la. O ideal é o equilíbrio, não estarmos nem num extremo nem no outro, pois ambos, em excesso, são prejudiciais.     Mas como se manter otimista diante de inúmeras situações adversas? Segue algumas dicas valiosas:

     Cuide da sua saúde física e mental
  Invista no seu bem-estar e na sua saúde mental. Pratique atividade física diariamente, tenha uma alimentação saudável, se hidrate, tenha um sono de qualidade, medite, fique em companhia de pessoas otimistas e que lhe façam bem, desta forma você manterá a sua saúde física e mental em dia.

   Viva o dia de hoje
  Vivemos apressados e cada vez mais imediatistas. Esperamos pelas férias, pelo próximo feriado, pelo final de semana. Vivemos no futuro e esquecemos do presente. Então, invista sua energia no dia de hoje, no que está acontecendo agora.

   Olhe para o lado positivo das situações
 “Somos o que pensamos”. Então, mentalize coisas boas para o seu dia, enfatize o lado bom das situações, afinal, é possível ter uma visão realista, porém positiva dos fatos. Por mais difícil que algo possa parecer, pensar que é somente uma fase e passará pode ser um fator de resiliência nos períodos de turbulências. Temos muito a aprender com as dificuldades.

   Identifique momentos de pessimismo e a causa
  Procure identificar situações em que está sendo pessimista e os motivos que estão causando os pensamentos negativos, buscando soluções, em vez de se lamentar.

    Pratique gratidão e sorria
   Seja grato pelas coisas que possui. Sorria. Rir é um remédio, além de contagiar o ambiente, deixa tudo mais leve. Gratidão e sorriso são benefícios. Aproveite e espalhe essa dose de otimismo.
  É importante salientar que pessoas pessimistas tendem ser mais ansiosas e estressadas, o excesso de negativismo pode afetar a saúde física e emocional, bem como gerar prejuízo na vida social e profissional. Por outro lado, ser otimista traz inúmeros benefícios, como melhorias no bem-estar e saúde mental, auxilia a ter uma vida mais leve, diminui as chances de se ter uma doença do coração, entre outras moléstias. Além disso, estudos mostram que pessoas otimistas podem ter vida mais longa do que as pessimistas.
   E sabe qual a melhor parte? O otimismo pode ser aprendido e praticado. É possível escolher uma perspectiva otimista através dos pequenos hábitos diários citados acima.   
   Então, tome uma dose de otimismo e adote como seu estilo de vida.
Não há configuração de filtros.
 

Assuntos