Notícias

Voltar Médico propõe estratégias para cultivar a saúde mental em 2024

Médico propõe estratégias para cultivar a saúde mental em 2024

Texto: Salus Loch
        10 de janeiro, 2024
Leonelo Prates de Lima
 
   Em meio à crescente importância da saúde mental, o médico psiquiatra Leonelo Prates de Lima, cooperado da Unimed Vale das Antas, destaca a relevância de refletir sobre o tema e adotar estratégias eficazes para manter o equilíbrio mental ao longo do ano. "Em sintonia com o Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização da saúde mental, devemos aproveitar esse período para avançar na discussão sobre o estado emocional das pessoas", afirma o especialista, ressaltando a necessidade de aprimorar a prevenção na psiquiatria.
   Enquanto na cardiologia a prevenção de doenças é bem-sucedida, proporcionando qualidade de vida à população, na psiquiatria e saúde mental, a prevenção ainda é incipiente, observa o médico. Ele destaca a importância de alteração do cenário e sugere que as pessoas estejam atentas a fatores de risco, como histórico familiar de doenças mentais, maus tratos na infância e isolamento social.
   "Ações como a promoção de relacionamentos sociais saudáveis, atividade física regular, alimentação equilibrada, técnicas de relaxamento, espiritualidade e atividades altruístas são fundamentais para uma melhor qualidade de vida geral", resume. Além disso, Leonelo destaca medidas mais avançadas, como exames de neuroimagem, para uma abordagem personalizada, conforme o caso.
   O médico enfatiza a necessidade de superar estigmas históricos associados à saúde mental e destaca que investir em pesquisas, estratégias e procedimentos para desenvolver protocolos mais criteriosos é vital para cuidar do bem mais precioso: a mente. Para Leonelo, a promoção ativa da saúde mental é uma responsabilidade coletiva que pode beneficiar a todos, independentemente do momento de suas vidas.
Não há configuração de filtros.
 

Assuntos