Programa de Integridade


O programa de integridade é gerenciado e monitorado pelo núcleo de governança, sendo composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos que ajudam no desenvolvimento da cultura e na construção de um ambiente ético e íntegro da Unimed Vale do Sepotuba, em compromisso com a governança corporativa. 

Através do programa, é possível prevenir, detectar e corrigir atos ilícitos, fraudes, prática de crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e de suborno, ou o impedimento de investigações nas atividades de órgãos, entidades ou agentes públicos. Além de auxiliar com o compromisso a integridade, norteando todas as atividades e relacionamentos corporativos, assegura também a adequação, implantação e monitoramento dos controles internos, assim como, atuar na orientação e conscientização à prevenção de atividades e condutas que possam ocasionar riscos à ética e a integridade da cooperativa.

Na Unimed Vale do Sepotuba o programa de integridade permeia todos os níveis hierárquicos da organização e está estruturado em 7 pilares:


 

1° Pilar
       
Comprometimento e apoio da alta administração para o fomento de uma cultura ética e de respeito às leis, assim como, a implementação das políticas e diretrizes é condição indispensável para criação e funcionamento do programa de integridade.
5° Pilar
       
Definição de políticas que são desenvolvidos para garantir a confiabilidade das demonstrações financeiras e dos processos, possibilitando o funcionamento equilibrado da cooperativa. O Due Diligence tem por objetivo analisar empresas terceiras em atos lesivos à administração pública, nacional ou estrangeira.
2° Pilar
       
O código de conduta traz os valores da organização, é um guia que garanti a cultura de integridade e valorização de comportamentos. As políticas visam conduzir de forma clara atividades, ética e legal.
6° Pilar
       
É uma estrutura que atende os colaboradores, cooperados, dirigentes, conselheiros, credenciados, fornecedores, terceiros e parceiro sobre potenciais violações. Este canal realiza a apuração e identificação de inconformidades, fraudes e/ou desvios, seja ele financeiro ou de conduta. 
3° Pilar
       
São ações essenciais para mudança de cultura organizacional e incorporação dos valores éticos e da integridade na rotina de trabalho e no relacionamento com as partes interessadas.
7° Pilar
       
Definição avaliação dos controles internos estão eficazes, estando interligado com as áreas da cooperativa.
4° Pilar
       
Encontra-se definito toda a estrutura com base em processos e ações que auxilia a cooperativa a identificar fatores que possa prejudicar a organização, o objetivo é mapear os riscos antes mesmo que ocorra.