Voltar

Papel laminado e fotos não são reaproveitados na coleta seletiva de resíduos

Papel laminado e fotos não são reaproveitados na coleta seletiva de resíduos

Aderir à reciclagem vai além de separar e limpar os resíduos corretamente

Papel laminado e fotos não são reaproveitados na coleta seletiva de resíduos

18 Janeiro 2013

Preservar o meio ambiente é tarefa de todos. Reduzir o impacto das ações humanas no planeta requer medidas simples, como aproveitar os dois lados de uma folha de papel, reaproveitar e reciclar os materiais, além de só jogar o lixo no lugar certo: nas lixeiras.

Se pensarmos que 70% do lixo produzido em uma cidade é proveniente de materiais recicláveis, separar os resíduos é uma medida eficaz para manter o ambiente a salvo. A reciclagem dos resíduos já é uma atitude em muitas casas e empresas do Brasil, mas alguns materiais ainda são descartados incorretamente.

>>> Meio ambiente saudável

Limpar os resíduos é fundamental para que possam ser reaproveitados. Não adianta separar a embalagem plástica de iogurte do lixo orgânico se o pote estiver sujo. Além de criar cheiro, o produto poderá atrair bichos. A embalagem de iogurte tem outra particularidade: o revestimento metalizado da tampa não permite que o material seja reaproveitado. Então, não adianta colocá-lo no destino do reciclado. Embalagens metalizadas, papéis engordurados, fitas e etiquetas adesivas, fotografias, além de celofane e papel carbono também não servem à reciclagem de resíduos.

Confira o que pode ser ou não destinado à coleta seletiva:


 Material

Sim
Não
Papel/papelão

Jornais, revistas, folhas, caixas longa vida Papel carbono, celofane, amanteigado, laminado, engordurado, sujos, fitas e etiquetas adesivas, além de fotografias
Metal

Latas limpas e secas de bebidas e alimentos, panelas, parafusos, pregos, fios elétricos, materiais de ferro ou latão Latas com tinta, verniz, aerossóis e esponjas de aço
Plástico

Copos, garrafas, embalagens em geral, sacos e sacolas, baldes, canetas, brinquedos, tubos de PVC e conexões Embalagens metalizadas, adesivos, cabos de panela, espuma de colchão, esponjas de cozinha e embalagens de produtos tóxicos.
Vidro

Garrafas, potes, frascos de uso geral e embalagens de remédios Espelhos, vidros temperados, vidros refratários, cristais, porcelana e cerâmica
Outros Isopor Couro (calçados, roupas e bolsas) e tecidos

>>> Saiba mais na Cartilha de Saúde Meio Ambiente Saudável

Clique aqui para visualizar a cartilha

Clique aqui para imprimir a versão em PDF 


Observação 1: para visualizar a cartilha é necessário ter o software Flash Player instalado em seu computador. Para fazer o download gratuito, clique aqui.

Observação 2: para imprimir a versão em PDF é necessário ter o software Adobe Reader instalado em seu computador. Para fazer o download gratuito, clique aqui.


Comunicação Portal Unimed

Fonte: Comcap, Planeta Sustentável, Greenpeace, ONU e Ministério do Meio Ambiente.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em