Voltar

Setembro Amarelo: vamos prevenir o suicídio?

Setembro Amarelo: vamos prevenir o suicídio?

Neste mês, entidades se unem para alertar o Brasil e o mundo sobre os fatores de risco e os sinais que indicam a intenção de atentar contra a própria vida

Setembro Amarelo: vamos prevenir o suicídio?

4 Setembro 2017
O tema é complexo, delicado e cheio de tabus, mas não pode ser ignorado pela sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos por atentarem contra a própria vida, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos. A cada morte, pelo menos seis pessoas são impactadas diretamente. A consequência é alarmante: em 2015, o suicídio foi considerado a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Só no Brasil, 32 pessoas cometem suicídio todos os dias.
 
Diante de tais dados, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) se unem no Setembro Amarelo para prevenir o suicídio, lembrado dia 10 deste mês.
 
CARTILHA
 
VERSÃO EM PDF

Texto: Jailde Barreto / Design: Ana Carla Bortoloni e Carolina Moura

Fonte: Prevenção do Suicídio: um recurso para conselheiros. Organização Mundial da Saúde (OMS). Genebra 2006 / Suicídio: Informando para Prevenir. Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) 2014.

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.


Média (13 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.